Recriação histórica do cerco da vila de Almeida envolve 400 figurantes

| País
Porto Canal / Agências

Almeida, 27 ago (Lusa) - Cerca de 400 figurantes portugueses e estrangeiros participam, no fim de semana, na recriação histórica do cerco de Almeida, ocorrido em 1810 durante a terceira Invasão Francesa, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Segundo António Baptista Ribeiro, as comemorações evocativas do cerco da vila de Almeida começam na quinta-feira e prolongam-se até domingo com diversas iniciativas de caráter histórico e cultural, com destaque para recriações históricas, um seminário internacional e um mercado oitocentista.

As recriações históricas do cerco que levou à capitulação da praça-forte de Almeida, a 28 de agosto de 1810, serão feitas por cerca de 400 recriadores e figurantes nacionais e também oriundos de Espanha, Inglaterra, França e Holanda.

O autarca adiantou que "o momento mais alto das comemorações" terá lugar no sábado à noite com a realização de uma batalha noturna e a recriação do rebentamento do castelo.

"No domingo, era habitual recriar-se a batalha, mas este ano introduzimos uma novidade que é um assalto à vila, pelas ruas. Isso aconteceu [em 1810] depois de a fortaleza ter sido tomada", referiu.

O programa comemorativo começa na quinta-feira, pelas 09:30, com 8.º Seminário Internacional "Fortalezas e Fronteiras", que se prolonga até sábado.

Na sexta-feira, pelas 19:30, tem início o mercado oitocentista, que inclui animação, e, às 22:30, começa uma ronda de sentinelas nas portas da vila.

Para as 10:30 de sábado, está agendada a cerimónia de homenagem aos mortos do cerco de Almeida, na Ponte do Côa, com a deposição de flores e de uma placa alusiva.

A realização de um acampamento histórico-militar e oficinas pedagógicas (14:30), uma conferência sobre "Almeida na Guerra Peninsular" (15:00), uma batalha noturna com assalto à fortaleza (22:30) e a explosão do castelo (espetáculo piromusical e efeitos cénicos) fazem também parte do cartaz.

No último dia das comemorações, domingo, para além da continuação do mercado oitocentista, haverá, pelas 10:30, a atividade "escaramuças pelas ruas do centro histórico - siga os soldados".

Os visitantes terão ainda possibilidade de assistir a exposições de escultura ("Evolução do uniforme português na moldagem caricatural de Carlos Gonçalves") e de fotografia ("Traços de Guerra", de Ángel Centeno, e "Grandes Ângulos", de Ángel Pablo).

Durante os quatro dias das atividades comemorativas do cerco de Almeida, o presidente da câmara espera acolher "largos milhares" de visitantes nacionais e estrangeiros, como aconteceu em anos anteriores.

"Este evento tem vindo a ganhar dimensão e hoje já é uma marca até com projeção internacional, com muitos recriadores vindos de outros países", observou António Baptista Ribeiro.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.