FC Porto: Portal da Transparência já disponível

FC Porto: Portal da Transparência já disponível
| Desporto
Porto Canal

Plataforma pioneira no futebol português agrega toda a informação relevante sobre negócios estruturantes do FC Porto.

Já está disponível o Portal da Transparência do FC Porto. Com toda a informação relevante sobre negócios estruturantes, transferências de atletas e outros detalhes relativos à vida institucional do Clube, trata-se de uma plataforma digital em permanente atualização, pioneira no futebol português, e da melhor forma de prestar contas aos associados, acionistas e demais investidores do FC Porto.

O Portal da Transparência apresenta-se dividido em sete áreas: Pessoas e Organização, Jogadores, Contratos e Informação Financeira, Sustentabilidade, Infraestruturas, Documentos e Canais de Denúncia.

Em Pessoas e Organização discrimina-se o número total de adeptos filiados, a sua distribuição por categorias, a constituição dos Órgãos Sociais, os títulos honoríficos atribuídos em Assembleia Geral, os nomes que compõem a estrutura, detalhes sobre os Recursos Humanos do Grupo e a lista de Casas, Grupos Organizados de Adeptos e demais organizações reconhecidas pelo Clube.

Os portistas poderão encontrar todos os detalhes relativos às transações dos direitos económicos e desportivos dos atletas na área Jogadores. Clube de origem, valor de aquisição, agentes envolvidos, comissões pagas, percentagem do passe e data de término do vínculo serão alguns dos dados disponíveis.

Contratos e Informação Financeira incluem os protocolos com entidades externas, negócios estruturantes, informação financeira, detalhes orçamentais, Relatórios e Contas do Clube e da SAD, informações ao mercado e relativas à emissão de empréstimos obrigacionistas, dívidas aos principais fornecedores e transações dos dirigentes.

Na área Sustentabilidade, os interessados terão acesso ao Relatório de Sustentabilidade do FC Porto, às Declarações Ambientais do Estádio e do Dragão Arena, aos Certificados de Qualidade das várias empresas do Grupo e, em breve, a um Manual de Boas Práticas e a um Guia de Acesso a pessoas com deficiência.

As Infraestruturas são o local onde os portistas se unem e vivem dias inesquecíveis. Além do Estádio do Dragão - anfiteatro da equipa principal - e do Dragão Arena - casa das modalidades de pavilhão e do desporto adaptado - existe ainda o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para os trabalhos do futebol, o Estádio de Pedroso e o Constituição Park para as equipas femininas e de formação, a Academia de Bilhar, o Complexo da Piscina de Campanhã - que inclui o Espaço Reinaldo Teles para o boxe -, a Casa do Dragão, o Museu, as FC Porto Stores e os estúdios do Porto Canal.

Entre os Documentos disponibilizados estão os símbolos do Clube, os Estatutos e Regulamentos, as guidelines de Compliance e aqui também serão divulgados os resultados das Auditorias entretanto realizadas.

O FC Porto passa a dispor de duas Comissões de Ética, os novos Canais de Denúncia acessíveis à massa adepta. A Comissão de Ética do Clube é composta por membros a designar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, Direção e Conselho Superior, enquanto a Comissão de Ética da SAD é formada por um membro do Conselho Fiscal e outro do Conselho de Administração. Ambas podem recorrer aos serviços para apurarem factos relevantes ali denunciados. No final de cada ano, as duas comissões publicarão um relatório com os números globais de casos tratados, a natureza, o estado e a resolução dos mesmos.

Em conformidade com os mais elevados padrões internacionais de acesso à informação, a política de transparência do Futebol Clube do Porto está sujeita a um processo de permanente monitorização, reavaliação, auditoria e revisão.

O Portal da Transparência do FC Porto encontra-se à distância de um clique em transparencia.fcporto.pt.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Temos de chegar lá, jogar e ganhar”

O primeiro compromisso oficial de 2025 leva o FC Porto até ao Funchal, mais precisamente até ao Estádio do Madeira, palco do jogo com o Nacional (sexta-feira, 18h00, Sport TV), relativo à 17.ª jornada do campeonato, a última da primeira volta. Apesar da ameaça de nevoeiro à hora do jogo, Vítor Bruno garantiu que os Dragões estão “preparados para todos os cenários” perante uma equipa “muito bem orientada” e que “cria sempre muitas dificuldades a jogar em casa”. “Queremos ter 43 pontos no final desta jornada”, acrescentou o treinador portista. À entrada para esta ronda, o FC Porto partilha a liderança com o Sporting, ambos com 40 pontos, enquanto o Nacional segue na 15.ª posição, com 13.

FC Porto: Último treino antes do jogo frente ao Nacional

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Nacional (sexta-feira, 18h00, Sport TV), no Estádio da Madeira, a contar para a 17.ª jornada do campeonato.

André Villas-Boas: “Com ou sem nevoeiro, temos de trazer os três pontos”

André Villas-Boas falou aos jornalistas à partida para a Madeira, onde o FC Porto defronta o Nacional.