Apesar de derrota no US Open, Nuno Borges vai atingir novo máximo na carreira
Alexandre Matos
Nuno Borges perdeu esta segunda-feira na quarta ronda do US Open frente ao russo Daniil Medvedev pelos parciais de 6-0, 6-1 e 6-3. Apesar de não ter conseguido disputar a partida de igual para igual com o jogador que já foi número um mundial e que já venceu o Grand Slam em questão, com o maiato a estar visivelmente frustrado ao longo do jogo, Borges vai subir à 30.ª posição do ranking mundial, a sua melhor classificação da carreira, aproximando-se assim do recorde nacional de João Sousa.
Naquela que tem sido a melhor época da carreira de Borges, o português vai atingir um novo máximo na próxima segunda-feira, aquando da atualização definitiva da classificação ATP.
Nuno Borges ocupava já a sua melhor posição de sempre no ranking à entrada para o torneio, no 34.º lugar. A boa prestação no US Open, igualando o melhor resultado alcançado em torneios Grand Slam - no Open da Austrália deste ano -, vai valer uma subida de quatro lugares.
O maiato conseguiu este ano o seu primeiro título ATP, quando ganhou o torneio 250 de Bastad depois de derrotar o histórico Rafael Nadal na final jogada em terra batida.
Com esta subida no ranking, Nuno Borges está cada vez mais próximo de chegar à melhor classificação de sempre de um tenista português. Esta foi conseguida por João Sousa, que chegou ao 28.º lugar no ranking ATP em maio de 2016. O vimaranense é ainda o melhor tenista nacional da história, tendo vencido quatro torneios na longa carreira que terminou este ano.