FC Porto (Andebol): Dragão de Bronze. Crónica de jogo
Porto Canal
FC Porto venceu o CB Torrelavega (30-27) na atribuição do 3.º lugar da Supertaça Ibérica.
A equipa de andebol do FC Porto terminou a Supertaça Ibérica no terceiro lugar ao vencer o CB Torrelavega, por 30-27, no jogo de atribuição da medalha de bronze. Menos de 24 horas depois de perderem diante do campeão europeu Barcelona, os portistas deram uma resposta à altura frente ao conjunto anfitrião e regressaram de Espanha com a certeza de que é possível derrotar adversários da fortíssima Liga ASOBAL.
Os Dragões entraram algo apáticos, marcaram apenas cinco golos e sofreram nos primeiros 14 minutos, mas a expulsão de Victor Iturriza serviu de alerta e a aposta em Ricardo Brandão para o lugar do pivô luso-cubano veio trazer um novo fulgor à formação orientada por Magnus Andersson, que deu a volta ao figurino na segunda metade da etapa inaugural e foi para o balneário a vencer por dois (14-12).
Diogo Oliveira manteve a pontaria afinada no regresso das cabines, os azuis e brancos demonstraram a eficácia ofensiva e o acerto defensivo necessários para cavarem uma vantagem de mão cheia (24-19). Um parcial de 3-0 favorável aos espanhóis manteve tudo em aberto à entrada para os derradeiros dez minutos, porém a tarde era mesmo da dupla Oliveira/Brandão, que contou com a colaboração de Thorsteinn Gunnarson para anular a dezena de golos de Isidoro Martínez e encontrar o caminho rumo ao pódio da competição que reuniu FC Porto, Sporting, CB Torrelavega e Barcelona na Cantábria.
Segue-se uma viagem até ao Pavilhão da Luz para defrontar o Benfica num embate da segunda ronda do campeonato antecipado para as 17h00 do próximo sábado (BTV).
FICHA DE JOGO
CB TORRELAVEGA-FC PORTO, 27-30
Supertaça Ibérica, 3.º e 4.º lugar
1 de setembro de 2024
Pabellón Municipal Vicente Trueba, em Torrelavega (Espanha)
Árbitros: Alejandro Hoz e Axel Riloba (Espanha)
CB TORRELAVEGA: Carlos Calle e Leonardo Vial (g.r.); Marcio Alan (1), Álex Rubiño (4), Carlos Gómez (1), Juan José Fernánez, Jakub Prokop (3), Borja Lombilla, Isidoro Martínez (10), Jokin Aja, Facundo Cangiani (1), Marko Jurkovic (2), Oswaldo Maestro (2), Antonio Torres (1), Miguel de Cos (1) e Nicolai Colunga (1)
Treinador: Jacobo Cuétara
FC PORTO: Sebastian Abrahamsson, Diogo Rêma e Bernardo Sousa (g.r.); Pedro Valdés (1), Victor Iturriza, Thorsteinn Gunnarson (4), Jakob Mikkelsen (3), Miguel Oliveira (1), Diogo Oliveira (4), Rui Silva (1), Daymaro Salina (3), Mamadou Diocou (1), Leonel Fernandes (2), Antonio Martínez (3), Pedro Oliveira (1) e Ricardo Brandão (6)
Treinador: Magnus Andersson
Ao intervalo: 12-14