Animação turística oferece passeios de "tuk-tuk" no Porto
Porto Canal / Agências
A Associação Nacional de Condutores de Animação Turística (ANCAT) decidiu oferecer, no domingo, passeios gratuitos a famílias portuguesas em veículos de animação turística em Lisboa, Porto e Sintra.
“Numa altura em que se encontra em preparação o regulamento municipal de Lisboa e se prevê que o do Porto deverá entrar muito brevemente em funcionamento, sendo que o de Sintra foi sujeito a uma providência cautelar, a ANCAT vai assinalar a data da sua fundação oferecendo um passeio gratuito às famílias portuguesas”, avançou a associação.
O desfile pelos centros históricos das duas principais cidades e da vila sintrense visa “sensibilizar a população para a importância destes serviços turísticos”, lê-se numa nota.
Segundo a associação, em Lisboa, a câmara liderada por Carlos Moedas (PSD) encontra-se “em franco diálogo com a ANCAT e o Turismo de Portugal” sobre “as mudanças legais necessárias para um funcionamento harmonioso entre a mobilidade e o direito à circulação, com a criação de 250 lugares de estacionamento”.
Enquanto isso, no Porto, a câmara presidida por Rui Moreira (independente) já apresentou publicamente “um regulamento próprio dando a possibilidade apenas a cinco empresas de atuarem no centro histórico da Invicta”, salientou.
A associação alertou para a colocação de “sinais de trânsito à entrada de ruas de acesso ao centro histórico que, embora ainda se encontrem tapados com sacos de plástico preto, preveem que, a partir de 01 de outubro, todas as empresas de turismo não autorizadas deixarão de poder circular” por ali.
“Esta decisão, não recai apenas sobre os veículos vulgo ‘tuk-tuk’, pois logicamente também inclui outros tipos de viaturas que prestam serviços a hotéis e alojamento local e que, por sua vez, vão ser proibidas de entrar” no centro histórico, “para tão simplesmente recolher ou deixar clientes, transportá-los a restaurantes, aeroporto, vale do Douro e outros destinos turísticos”, considerou.