Duplantis salta 6,26 m e volta a bater o recorde mundial do salto com vara

Duplantis salta 6,26 m e volta a bater o recorde mundial do salto com vara
| Desporto
Porto Canal / Agências

O sueco Armand Duplantis, no salto com vara, e o norueguês Jakob Ingebrigtsen, nos 3.000 metros, melhoraram o recorde mundial das respetivas disciplinas, hoje em Chorzow, Polónia, no decurso do meeting de atletismo da Silésia, da Liga Diamante.

Figura maior dos Jogos Olímpicos de Paris, onde há 20 dias já batera o recorde mundial, Duplantis voltou a estar ao seu melhor nível e acrescentou um centímetro ao máximo, para 6,26 metros, à segunda tentativa.

Esta é já a 10.ª vez que o saltador, nascido nos Estados Unidos, bate o recorde do mundo, uma incrível sequência que iniciou em fevereiro de 2020, também na Polónia, quando superou a marca do francês Renaud Lavillenie.

Na quarta-feira, tinha saltado 6,15 metros no meeting de Lausana, já a deixar antever que poderia em breve regressar aos recordes.

Hoje, passou à primeira a 5,62, 5,92 e 6,00, o que já lhe dava para ganhar o concurso, à frente do norte-americano Sam Kendricks.

A 6,26, derrubou a primeira tentativa, para de seguida retificar a trajetória e passar, com a fasquia a abanar um pouco.

Ingebrigtsen, campeão olímpico dos 5.000 metros e recordista europeu de várias distâncias de fundo, chega agora a um recorde mundial, na distância dos 3.000 metros, com 7.17,55 minutos.

A prova, a 'meio caminho' entre os 1.500 metros e os 5.000, é muito menos vezes corrida ao mais alto nível, com o recorde mundial anterior a sobreviver mais de 27 anos.

A marca, de 7.20,57, fora fixada em 01 de setembro de 1996, em Rieti, Itália, pelo queniano Daniel Komen.

+ notícias: Desporto

“O cartão de sócio do FC Porto é algo que se exibe com grande sentimento”

O novo cartão de sócio do FC Porto foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira no Camarote Presidencial do Estádio do Dragão. Tiago Madureira, vice-presidente do clube e um dos mentores desta transformação, foi o primeiro a usar da palavra e não tem dúvidas de que “mais do que uma identificação, é uma identidade e um comprovativo da cidadania portista”. “Ainda há muito a fazer” nesta nova relação entre o clube e os sócios, mas o objetivo é claro: “Queremos que o portismo de viva sete dias por semana e 365 dias por ano”.

FC Porto: Clube distinguido com “Prémio Assistências” da Liga

Estádio do Dragão teve uma ocupação média de 93,86% nas primeiras quatro jornadas do campeonato.

FC Porto (Voleibol): Folha limpa na apresentação. Crónica de jogo

A equipa de voleibol feminino do FC Porto estreou-se da melhor forma no Dragão Arena, esta quinta-feira. As comandadas de Miguel Coelho levaram a melhor do duelo de apresentação e venceram o Vitória de Guimarães por 3-0.