Duplantis salta 6,26 m e volta a bater o recorde mundial do salto com vara

Duplantis salta 6,26 m e volta a bater o recorde mundial do salto com vara
| Desporto
Porto Canal / Agências

O sueco Armand Duplantis, no salto com vara, e o norueguês Jakob Ingebrigtsen, nos 3.000 metros, melhoraram o recorde mundial das respetivas disciplinas, hoje em Chorzow, Polónia, no decurso do meeting de atletismo da Silésia, da Liga Diamante.

Figura maior dos Jogos Olímpicos de Paris, onde há 20 dias já batera o recorde mundial, Duplantis voltou a estar ao seu melhor nível e acrescentou um centímetro ao máximo, para 6,26 metros, à segunda tentativa.

Esta é já a 10.ª vez que o saltador, nascido nos Estados Unidos, bate o recorde do mundo, uma incrível sequência que iniciou em fevereiro de 2020, também na Polónia, quando superou a marca do francês Renaud Lavillenie.

Na quarta-feira, tinha saltado 6,15 metros no meeting de Lausana, já a deixar antever que poderia em breve regressar aos recordes.

Hoje, passou à primeira a 5,62, 5,92 e 6,00, o que já lhe dava para ganhar o concurso, à frente do norte-americano Sam Kendricks.

A 6,26, derrubou a primeira tentativa, para de seguida retificar a trajetória e passar, com a fasquia a abanar um pouco.

Ingebrigtsen, campeão olímpico dos 5.000 metros e recordista europeu de várias distâncias de fundo, chega agora a um recorde mundial, na distância dos 3.000 metros, com 7.17,55 minutos.

A prova, a 'meio caminho' entre os 1.500 metros e os 5.000, é muito menos vezes corrida ao mais alto nível, com o recorde mundial anterior a sobreviver mais de 27 anos.

A marca, de 7.20,57, fora fixada em 01 de setembro de 1996, em Rieti, Itália, pelo queniano Daniel Komen.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Basquetebol): Chama do Dragão travou a fúria espanhola. Crónica de jogo

Continuam vivas as esperanças do FC Porto na FIBA Europe Cup de basquetebol. Obrigados a vencer para seguirem na prova, os portistas contrariaram o favoritismo do Zaragoza e impuseram-se, por 86-75, na quarta ronda da segunda fase de grupos. Com este resultado, passam a somar cinco pontos - tantos como o Tofas Bursa (2.º) e o Maroussi (3.º), que têm menos um jogo disputado.

Fernando Sá: “Foi um jogo praticamente perfeito” 

A equipa de basquetebol do FC Porto contrariou todas as probabilidades e alcançou uma grande vitória internacional diante do Zaragoza (86-75) que mantém em aberto a qualificação para os quartos de final da FIBA Europe Cup. No rescaldo da quarta jornada da segunda fase de grupos, Fernando Sá mostrou-se “bastante satisfeito” e teceu rasgados elogios ao “caráter, personalidade e vontade” de um coletivo que fez “um jogo praticamente perfeito, principalmente em termos defensivos”. “Temos estado bem, encarado muito bem a alternância entre as competições europeias e nacionais e espero que assim continue”, declarou o técnico portista.

Nuno Borges vai defrontar Carlos Alcaraz no Open da Austrália

O tenista português Nuno Borges, 33.º do ranking ATP, qualificou-se esta quarta-feira para a terceira ronda do Open da Austrália ao vencer o jogador da casa Jordan Thompson (27.º), em três parciais.