FC Porto: Deniz Gül é Dragão

FC Porto: Deniz Gül é Dragão
| Desporto
Porto Canal

Depois de Samu Omorodion, a segunda cara nova do grupo de trabalho às ordens de Vítor Bruno chega à Invicta oriunda de Estocolmo. Com 20 anos feitos em julho, Deniz Gül troca o Hammarby pelo FC Porto, assina contrato para as próximas cinco temporadas e é o novo número 27 portista.

Os Dragões eram Campeões Europeus em título quando o mais recente reforço nasceu na capital da Suécia. Filho de pai turco e de mãe sueca, Deniz Gül começou a jogar futebol nas escolas do Stuvsta IF, um clube da terra natal, antes de ingressar nos escalões de formação do Segeltorps IF, do IF Brommapojkarna, do AIK Solna e do FC Djursholm.

Em 2021, já depois uma grande transformação física, o atleta de 1,90 metros subiu no terreno e mudou-se para a academia do Hammarby, onde se converteu num ponta de lança moderno. Despertou a cobiça de emblemas estrangeiros, mas preferiu continuar em casa e venceu o campeonato de juniores, consagrando-se como o artilheiro da prova e acabando eleito o melhor avançado do torneio. “O meu sonho é chegar à equipa principal”, declarou na altura.

Dito e feito. Em setembro de 2022 passou a treinar integrado nos seniores do Hammarby, mas acabou cedido a um clube-satélite ao serviço do qual fez 23 jogos e participou em 16 golos. Debutou nas seleções jovens seis meses volvidos, num embate de qualificação para o Euro sub-19 contra Portugal que teve lugar em Vizela.

Os números deixaram os responsáveis agradados e Deniz Gül estreou-se no principal escalão em outubro do 2023, logo contra o rival Djurgårdens. Titular e totalista na semana seguinte, nunca mais deixou de ser aposta, representou as equipas nacionais de sub-20 e sub-21, deu-se a conhecer ao mundo do futebol e captou a atenção dos olheiros atentos ao futebol nórdico. Trata-se de um avançado possante com experiência nas posições mais recuadas, capaz de aparecer em espaços mais distantes da área e que não pede licença na hora de atirar à baliza.

A partir de agora, tal como os compatriotas Lars Eriksson (1996 e 1997) e Fredrik Söderström (2001 e 2002), Deniz Gül passa a vestir de azul e branco após rubricar um vínculo com o FC Porto válido até 2029.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Noite de extremos no Dragão. Crónica de jogo

Numa noite de extremos, estreias e recordes, Oskar Pietuszewski marcou o golo mais rápido da história do Estádio do Dragão, aos 13 segundos, William Gomes assinou o 2-1 ao minuto 90+1 e Terem Moffi fechou a contagem aos 90+8. Com este triunfo tão suado como merecido frente ao FC Arouca, o FC Porto segue na liderança isolada do campeonato com 65 pontos à 24.ª jornada.

FC Porto: William Gomes em destaque na 24.ª jornada

Avançado brasileiro foi o MVP da Liga frente ao FC Arouca (3-1).

William Gomes: “Há algum tempo que precisava de um jogo destes”

Num “jogo muito difícil” em que todos tinham combinado “no balneário que iam jogar pelo Borja Sainz, que está a passar por um momento difícil”, William Gomes entrou para marcar um golo e fazer uma assistência frente ao FC Arouca (3-1), algo que “estava a precisar há algum tempo”.