FC Porto: Samu Omorodion é Dragão

FC Porto: Samu Omorodion é Dragão
| Desporto
Porto Canal

Avançado de 20 anos chega ao FC Porto oriundo do Atlético de Madrid.

Samu Omorodion é o primeiro reforço dos portistas para a temporada 2024/25. Acabado de se sagrar campeão olímpico pela seleção espanhola, o ponta de lança de 20 anos muda-se de Madrid para a Invicta e do Atlético para o FC Porto a troco de 15 milhões de euros por 50% dos direitos económicos e assina um contrato válido por cinco temporadas, até 2029, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

"É um orgulho fazer parte de um clube com a enorme história do FC Porto. Sei a responsabilidade que é jogar aqui, por onde passaram avançados como Gomes, Jardel, Falcao ou Jackson Martínez, mas sei que estou preparado", declarou o novo número 9 nas primeiras declarações de azul e branco.

Filho de pais nigerianos e natural de Melilla, enclave espanhol no Norte de África, Samuel Omorodion Aghehowa mudou-se para Sevilha durante a infância e começou a jogar futebol nas escolinhas do AD Nervión antes de ingressar nos escalões do Granada. Sempre a subir de escalão, marcou 18 golos em 33 jogos pela equipa B dos “nazaríes” e despertou o interesse de um gigante da capital.

O Atlético de Madrid pagou uma pequena fortuna para o resgatar ao Granada no Verão passado, emprestou-o ao Alavés e o atleta de 1,93 metros e 90 quilos continuou a faturar no País Basco, assinando oito remates certeiros e uma assistência nas 34 jornadas da La Liga em que participou.

No espaço de dez meses, entre setembro de 2023 e julho deste ano, o possante avançado estreou-se nas seleções de sub-19, sub-21 e sub-23 espanholas. Acabado de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, Samu Omorodion junta-se ao plantel às ordens de Vítor Bruno e passa a vestir a camisola azul e branca com o número 9.

+ notícias: Desporto

Rodrigo Mora: “Só penso em ser Campeão Nacional. É a única coisa que quero para 2026”

Rodrigo Mora foi o Jogador do Ano para os leitores do jornal O Jogo. Acabado de receber o galardão entregue pelo diário desportivo sediado na Invicta, o prodígio de 18 anos descreveu 2025 como “um ano de aprendizagem”, durante o qual foi notório “o crescimento em todos os aspetos” e pôde cumprir o “sonho” de se “destacar na equipa principal do FC Porto”.

FC Porto (Hóquei em Patins): Tomás Santos cedido ao HC Braga

Tomás Santos vai representar o HC Braga, por empréstimo do FC Porto, até ao final da temporada 2025/26.

Francesco Farioli: “Vamos levar esta energia connosco”

O FC Porto entrou em 2026 a retomar uma tradição antiga e a treinar no Estádio do Dragão perante 26.855 adeptos. No final do treino de Ano Novo e no início de “um mês muito preenchido, cheio de jogos decisivos”, Francesco Farioli mostrou-se “muito grato por todo o apoio” e desejoso de “ter o estádio sempre cheio com a família portista”.