Bragança, Viseu e Guarda em perigo máximo de incêndio

Bragança, Viseu e Guarda em perigo máximo de incêndio
| Norte
Porto Canal/Agências

Mais de 40 concelhos estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, que se vai manter esta semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos sob aviso amarelo.

Em perigo máximo de incêndio estão mais de 40 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

A temperatura máxima mais elevada prevista para esta segunda-feira será alcançada em Évora com 38 graus Celsius, seguida de Beja, Faro e Castelo Branco com 37, Portalegre 36 e Bragança 34.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

Também a Madeira apresenta risco de incêndio, máximo, muito elevado e elevado, dependendo das regiões.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18h00 de quarta-feira.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso laranja até às 18h00 desta segunda-feira, passando depois a amarelo até às 18h00 de terça-feira por causa do tempo quente.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, temporariamente com nebulosidade no litoral, vento por vezes forte de norte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira ocidental.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Braga e Viana do Castelo) e os 24 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 38 (em Évora).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de chuva fraca até ao início da manhã nas vertentes norte e terras altas.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte/nordeste, soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 70 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 23 e os 29 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 27 graus.

+ notícias: Norte

Mulher acusada de vender filho recém-nascido por 2.500 euros a casal de Gondomar

O Ministério Público (MP) acusou uma mulher de vender o filho recém-nascido por 2.500 euros a um casal de Gondomar, também constituído arguido no processo, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Crimes contra a propriedade em Matosinhos sobem 14% em janeiro e fevereiro de 2026

A PSP registou em janeiro e fevereiro um aumento de 14% de crimes contra a propriedade em Matosinhos, comparando com igual período de 2025, com especial incidência para furtos no interior de veículo e estabelecimentos.

Plano estratégico do porto de Leixões prevê marina do lado da praia de Matosinhos

O plano estratégico do porto de Leixões 2025-2035 prevê a instalação de uma marina no extradorso do molhe sul da infraestrutura, ou seja, do lado da praia de Matosinhos, de acordo com o documento.