André Villas-Boas: “É uma grande responsabilidade para o FC Porto voltar ao título de campeão nacional”

André Villas-Boas: “É uma grande responsabilidade para o FC Porto voltar ao título de campeão nacional”
| Desporto
Porto Canal

À margem da inauguração da Casa FC Porto de Ponte da Barca, André Villas-Boas abordou alguns temas relacionados com a atualidade do clube e começou por fazer um balanço “positivo” do percurso trilhado pela equipa principal de futebol até aqui. E por falar na equipa principal de futebol em pleno agosto, o presidente dos Dragões não se coibiu de individualizar algumas questões relacionadas com o mercado de transferências e revelou que pretende homenagear Pepe “nos próximos meses”.

Um balanço do trajeto da equipa de futebol
“Para já é positivo, evidentemente. É um compromisso com a vitória que é uma obrigação do FC Porto, felizmente para nós traduzido em sucesso com a Supertaça e duas vitórias no campeonato. Ainda está no começo, ainda há muitas jornadas pela frente, mas é uma grande responsabilidade para o FC Porto voltar ao título de campeão nacional, portanto, nesta fase é um balanço muito satisfatório pelo grupo de trabalho e pelo trabalho realizado. A equipa técnica tem oferecido bons resultados ao FC Porto, agora é continuar nesse caminho, nessa senda de vitórias.”

A saída de Evanilson e o mercado
“Evidentemente que nós precisávamos de vender também por conta do licenciamento da UEFA e da continuidade do FC Porto nas competições europeias. Era uma responsabilidade maior que felizmente fica resolvida, mas infelizmente obriga a estas cedências. Cabe-nos preparar o resto da época, investir de acordo com as necessidades da equipa e do mister. Restam poucos dias de mercado e a concentração é máxima para que consigamos realizar as operações que temos em vista.”

Francisco Conceição e Galeno
“Acabou por referir todos os atletas que receberam proposta, incluindo também o David Carmo. Evidentemente o FC Porto não pode vender a preço de saldo, temos uma responsabilidade maior também perante os sócios e temos de defender os nossos ativos. Apesar de termos de cumprir os requerimentos e licenciamento da UEFA e sermos obrigados a vender para criar as mais-valias necessárias, fomos obrigados a olhar ao mercado por causa disso e receber as propostas que nos chegaram, mas sabemos perfeitamente dos nossos ativos e queremos respeitar esse valor.”

A conversa com Francisco Conceição
“Sim, já falei com ele, como falo com todos os jogadores, portanto nós iremos proteger os nossos ativos e o Francisco é um ativo do FC Porto, um jogador decisivo com a camisola do FC Porto, muito acarinhado pelos adeptos como viram na apresentação. Portanto, temos perfeita noção do valor que ele tem e o que é que representa, do que é que nos pode dar também nesta caminhada que nós queremos que seja de sucesso para o título, portanto não iremos abrir mão do Francisco com propostas que nos parecem totalmente fora de sentido. Assim tem sido nesta fase. Se houver alguma coisa que seja digna de ser avaliada, avaliaremos, tal como prometemos ao Francisco nessa conversa.”

Galeno
“Tem feito um grande arranque, com uma disponibilidade maior perante a equipa, sacrificando-se noutra posição em prol do coletivo. Isso é resultado do esforço e sacrifício. Merece o nosso reconhecimento pelo seu momento de forma. Recebemos uma breve aproximação de um clube que foi imediatamente rejeitada pelos valores em causa.”

O bem conhecido Danilo Pereira
“Não temos novidades do Danilo, é jogador do PSG, demonstrámos interesse na sua contratação há mês e meio. Pelos valores demonstrados pelo PSG, imediatamente saímos fora de qualquer negociação.”

Nehuén Pérez, jogador da Udinese (Itália)
“Nós entrámos num projeto de negociação da transferência de Nehuén com a Udinese, mas os valores que a Udinese pede serão impossíveis para o FC Porto. Fizemos uma última proposta à Udinese, se não aceitar seguiremos outro caminho.”

Yaser Asprilla, jogador do Watford (Inglaterra)
“É um jogador referenciado pelo scouting do FC Porto. Pelas mesmas razões e quantias que se fala, o FC Porto não tem capacidade de acompanhar esse mercado.”

Homenagem a Pepe na agenda
“Sim, falei com o agente dele. Liguei ao Pepe, infelizmente não o consegui apanhar, mas falei com o agente dele. Vamos tentar agendar a devida homenagem nos próximos meses.”

Sérgio Conceição e o Benfica
“Não posso especular sobre notícias. Tenho muito respeito pelo trajeto de Sérgio Conceição no FC Porto, esta é e sempre será a sua casa, aqui tudo ganhou e conquistou. É um treinador de grande profissionalismo. Se decidir seguir outros caminhos, todos desejamos o seu sucesso menos nos clubes rivais, evidentemente. Houve uma separação entre FC Porto e Sérgio Conceição, mas seguramente não sendo nos nossos rivais, todos os portistas lhe desejam sucesso.”

+ notícias: Desporto

Portuense bate tenista do 'top-10' mundial na Taça Davis

O tenista portuense Henrique Rocha, 159.º jogador mundial, venceu, esta sexta-feira, sensacionalmente o norueguês Casper Ruud, nono, por 2-0 e igualou (1-1) a eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis em ténis, a decorrer em Oslo.

FC Porto: Últimos bilhetes para a receção ao Farense

O sol vai voltar a ver tudo e as tardes de bola estão de regresso ao Estádio do Dragão, palco do embate entre FC Porto e Farense relativo à quinta jornada da Liga Portugal. Os portistas já não subiam ao relvado tão cedo desde a antevéspera do Natal de 2018, quando venceram o Rio Ave por 2-1, e prevê-se mais uma casa cheia no anfiteatro azul e branco. Nesta altura, restam apenas 2.000 bilhetes.

José Pedro Pereira da Costa: “Lutamos em patamares desiguais na Europa”

Acompanhado pelos homólogos de Benfica, Sporting e SC Braga no Thinking Football Summit, José Pedro Pereira da Costa abordou, na manhã deste sábado, as consequências dos custos de contexto para o futebol português, uma parte da “desvantagem estrutural” face aos restantes países da Europa.