Distrito de Braga sob aviso amarelo devido ao calor

Distrito de Braga sob aviso amarelo devido ao calor
| Norte
Porto Canal / Agências

Onze dos 18 distritos de Portugal continental, sobretudo no centro e sul do território, estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, prevendo-se para sexta-feira e sábado aviso laranja para Portalegre, Évora e Beja, informou o IPMA.

Esta quinta-feira, dia de feriado em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos de Braga, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro, com a previsão de “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

Há sete distritos de Portugal continental sem avisos meteorológicos para esta quinta-feira, nomeadamente Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu e Guarda.

Também devido ao tempo quente, a partir de sexta-feira e até sábado, há três distritos sob aviso laranja, que são Portalegre, Évora e Beja, com a “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, indicou o IPMA.

Além destes três distritos em aviso laranja, entre sexta-feira e sábado há outros 11 sob aviso amarelo, designadamente Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

Relativamente à Região Autónoma da Madeira, o IPMA emitiu aviso amarelo para esta quinta-feira na costa norte, na costa sul e nas regiões montanhosas, prevendo aviso laranja entre sexta-feira e sábado na costa sul e nas regiões montanhosas.

Nos Açores, a previsão meteorológica determinou aviso amarelo entre esta quinta-feira e esta sexta-feira para os grupos ocidental, central e oriental do arquipélago.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.