Gaia vota medalha de mérito desportivo classe ouro para Rui Oliveira após vitória nos Jogos Olímpicos

Gaia vota medalha de mérito desportivo classe ouro para Rui Oliveira após vitória nos Jogos Olímpicos
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Gaia vai votar, na próxima reunião do executivo, a atribuição da medalha de mérito desportivo classe ouro ao ciclista Rui Oliveira que, com Iúri Leitão, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.

Fonte da autarquia do distrito do Porto revelou esta segunda-feira à Lusa que a proposta partiu do presidente do executivo, Eduardo Vítor Rodrigues, a será votada na reunião agendada para 19 de agosto, não havendo ainda data para a entrega da medalha pelo município de maioria socialista.

Rui Oliveira conquistou o ouro olímpico na prova de omnium, uma variante do ciclismo de pista, em que fez equipa com Iúri Leitão.

“A medalha de ouro conquistada pelo Rui Oliveira nos Jogos Olímpicos foi um momento verdadeiramente histórico para Portugal e para Vila Nova de Gaia. Uma demonstração de que com esforço e dedicação é possível chegar ao topo. Gaia é um município de forte tradição no ciclismo, que alcança agora um marco inédito para o nosso país: a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos nesta modalidade”, lê-se na declaração do autarca enviada à Lusa.

E prossegue: “estamos, como todos os portugueses, muito felizes com esta vitória. Como gaienses, temos um enorme orgulho no percurso do 'nosso' Rui Oliveira e nesta conquista, que espero que sirva de exemplo para tantos e tantos jovens que, no nosso concelho, praticam as mais diversas modalidades".

"Esta é, também, uma prova de que o investimento no desporto é fundamental e traz frutos inquestionáveis, fazendo dos 'nossos' cidadãos melhores, mais saudáveis e mais focados, e ao mesmo tempo tornando possível que a nossa bandeira suba mais alto”, assinala.

O ciclista da UAE Emirates é o segundo atleta de Vila Nova de Gaia a ser medalhado nos Jogos Olímpicos, depois de Vanessa Fernandes ter recebido a medalha de prata, em Pequim2008, na prova de triatlo feminino.

Tal como em Tóquio2020, Portugal conquistou quatro medalhas, mas mais valiosas, com o ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, prata também no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pedro Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.

+ notícias: Norte

Mulher acusada de vender filho recém-nascido por 2.500 euros a casal de Gondomar

O Ministério Público (MP) acusou uma mulher de vender o filho recém-nascido por 2.500 euros a um casal de Gondomar, também constituído arguido no processo, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Crimes contra a propriedade em Matosinhos sobem 14% em janeiro e fevereiro de 2026

A PSP registou em janeiro e fevereiro um aumento de 14% de crimes contra a propriedade em Matosinhos, comparando com igual período de 2025, com especial incidência para furtos no interior de veículo e estabelecimentos.

Plano estratégico do porto de Leixões prevê marina do lado da praia de Matosinhos

O plano estratégico do porto de Leixões 2025-2035 prevê a instalação de uma marina no extradorso do molhe sul da infraestrutura, ou seja, do lado da praia de Matosinhos, de acordo com o documento.