FC Porto B: Um ponto que sabe a pouco. Crónica de jogo

FC Porto B: Um ponto que sabe a pouco. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A equipa B do FC Porto arrancou oficialmente a temporada 2024/25 com um empate frente ao Alverca (1-1). Apesar de terem entrado a perder, os comandados de João Brandão foram sempre superiores ao conjunto recém-promovido, acabando por resgatar um ponto e evitando o desaire na primeira de 34 jornadas da Liga Portugal 2.

Além dos sete jovens que integraram o estágio do plantel principal, o novo técnico dos “bês” lançou de início o Rodrigo Fernandes no eixo da defesa, Domingos Andrade no setor intermédio, André Oliveira ao lado do reforço contratado ao Felgueiras, Abraham Marcus num dos corredores do ataque e Anha Candé como ponta de lança, mas foi o número 86 quem começou por criar perigo: Rodrigo Mora disparou o primeiro remate da tarde e, logo a seguir, deixou Marcus em posição privilegiada, porém faltou pontaria ao esquerdino.

Outros tantos minutos volvidos, aos 20, os visitantes adiantaram-se na sequência de um lance infeliz de Diogo Fernandes, que recebeu mal um atraso de Rodrigo e acabou por introduzir a bola na própria baliza (0-1). O guardião de 19 anos deu sinais de vida pouco depois, mantendo o encontro à distância mínima antes de Mora voltar a ameaçar num tiro rasteiro à entrada da área.

No regresso das cabines, após canto de Dinis Rodrigues desviado pela defesa forasteira, Marcus disparou sem pedir licença para o fundo das redes forasteiras e repôs alguma justiça no marcador (1-1). Tiago Andrade rendeu o avançado nigeriano à passagem do minuto 70, João Teixeira e Alfa Baldé fizeram o mesmo a Domingos Andrade e Gonçalo Sousa e, pelo meio, Diogo Fernandes redimiu-se do infortúnio na primeira parte com uma excelente intervenção que manteve o empate.

Já com Filipe Sousa no lugar de Dinis Rodrigues, Gabriel Brás corou uma excelente exibição com um corte em cima da linha de golo (e do apito final) que antecedeu a terceira grandes chance de Rodrigo Mora, um remate distante e colocado para boa intervenção de Bravim. Apesar da hegemonia no número de remates (14 contra 11) e na posse de bola (59%), os Dragões não traduziram esse domínio em golos e o triplo apito de Gonçalo Neves soou para assinalar a divisão de pontos.

“Saio satisfeito com o comportamento e a disponibilidade da equipa. Entrámos bem, a criar oportunidades, eles marcaram claramente contra a corrente do jogo e perdemos um pouco a solidez, o que é normal pela forma como sofremos. Acabámos a primeira parte a dominar e faltou mais discernimento, frieza e sermos mais serenos dentro da área adversária. Tal como o Vítor Bruno referiu, há uma unidade que procura defender os interesses do clube, são muitos jovens, terminámos o jogo com cinco juniores de primeiro ano em campo e isso reflete a ideia que temos para esta equipa B. Eles têm de crescer com competição e com sucesso, porque no FC Porto trabalha-se sob uma cultura de vitória. Queremos potenciá-los ao máximo, este jogo terminou e amanhã às 7h30 estão a entrar no Olival para começarem a preparar o próximo jogo”, declarou João Brandão no rescaldo da partida.

Segue-se uma deslocação a Tondela no próximo dia 19 de agosto, uma segunda-feira, às 18h00 (Sport TV+).

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sintrense

Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo entre o FC Porto e o SU Sintrense. O embate da quarta eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 20h15 do próximo dia 22 de novembro, um sábado, no Estádio do Dragão (RTP1).

FC Porto (Hóquei em Patins): Tomás Santos renova até 2029

Tomás Santos renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2029 e vai continuar a crescer de azul e branco. Campeão Nacional na primeira época na Invicta - feito para o qual contribuiu com dois golos em 36 jogos -, o avançado de apenas 17 anos recheou o palmarés pessoal com títulos internacionais em 2025: em abril venceu o Campeonato da Europa de sub-23 e em agosto capitaneou a equipa nacional à vitória na prova do escalão sub-19, na qual se destacou como melhor marcador com oito golos em quatro jogos.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Defesa do Mês da Liga Portugal

O melhor defesa do futebol nacional em setembro e outubro veste de azul e branco e chama-se Jan Bednarek. Acabado de chegar à Liga Portuguesa oriundo da Premier League, o central de 29 anos arrecadou a distinção nos meses em que o FC Porto cimentou a liderança da prova.