FC Porto: O adeus de uma lenda. Estádio do Dragão levanta-se em uníssono para aplaudir Pepe
Porto Canal
A partida deste sábado no Estádio do Dragão, para além da primeira do campeonato, ficou marcada por uma homenagem a Pepe, o capitão dos "azuis e brancos" que terminou a carreira aos 41 anos. Aos três minutos da primeira parte os portistas levantaram-se para ovacionar o lendário defesa.
Pepe homenageado ao minuto 3 👏pic.twitter.com/287DdHAN9U
— Cabine Desportiva (@CabineSport) August 10, 2024
Kepler Laveran de Lima Ferreira nasceu em Maceió há 41 anos, mas “só” se mudou para Portugal em 2002. Oriundo do Brasil, Pepe aterrou no Funchal enquanto adolescente atrás do sonho de uma vida: ser profissional de futebol. 22 anos volvidos, o lendário defesa pode pendurar as botas seguro de que cumpriu a missão com distinção.
Após dar nas vistas no Marítimo e fazer testes no Sporting, o central passou a vestir de azul e branco no Verão de 2004. Nos três anos seguintes venceu uma Taça Intercontinental, um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira antes de o Real Madrid pagar uma pequena fortuna pelos seus préstimos.
Na capital espanhola foi rei. Durante dez temporadas com a camisola blanca, o número 3 ergueu dois Mundiais de Clubes, três Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia, três Ligas Espanholas, duas Taças do Rei, duas Supertaças de Espanha e inscreveu o respetivo nome a letras douradas na história merengue. Pelo meio sagrou-se Campeão Europeu de seleções e acabou nomeado pela terceira vez para a Melhor Equipa do Campeonato da Europa de seleções.
Saiu para o Besiktas, passou um ano e meio em Istambul e decidiu regressar à Invicta quando os convites eram mais do que muitos. De então para cá, sempre com as cores que o apaixonam, conquistou mais duas Ligas Portuguesas, outras tantas Supertaças, quatro Taças de Portugal e uma Taça da Liga.
Pelo meio, já depois de erguer a tão desejada Liga das Nações com as quinas ao peito no estádio a que sempre chamou "casa", integrou quatro vezes o Melhor Onze do campeonato e bateu uma série de recordes de longevidade: é o atleta mais velho de sempre a faturar pelo FC Porto, o jogador de campo mais experiente a jogar (e a marcar) na Liga dos Campeões, o maior veterano da história do Euro e também o mais velho a faturar nas fases adiantadas de um Mundial.
No dia em que Pepe se despede dos relvados, o FC Porto agradece-lhe por ter ajudado a engrandecer o clube ao longo de uma brilhante carreira. As portas do Dragão estarão sempre abertas para lendas como Pepe. Parabéns e obrigado!