FC Porto: Casa cheia para entrar com o pé direito

FC Porto: Casa cheia para entrar com o pé direito
| Desporto
Porto Canal

Os caprichos do sorteio do calendário ditaram que o FC Porto começa a edição 2024/25 do campeonato no conforto do lar. Esta noite, a partir das 20h30 (Sport TV), os azuis e brancos sobem ao relvado de um Estádio do Dragão com lotação esgotada para dar continuidade aos bons sinais deixados durante a pré-temporada e na Supertaça Cândido de Oliveira. Há precisamente uma semana, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto esteve a perder por 3-0 diante do Sporting, mas uma reviravolta histórica para 4-3 valeu a 24.ª conquista deste troféu para o palmarés do clube.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Um adversário que mudou de treinador na véspera

Não há jogos ganhos à partida e este não foge à regra, mas o facto de o Gil Vicente ter anunciado um novo treinador na véspera deste duelo aumenta o grau de dificuldade e de imprevisibilidade, como reconheceu Vítor Bruno na conferência de imprensa de antevisão: “Depois do que aconteceu no comando técnico do Gil Vicente, temos de nos ajustar e perceber se houve rompimento com o passado ou se há continuidade”, afirmou o técnico dos Dragões.´

“Chapa 4” foi quase uma inevitabilidade até agora

Uma das características que salta à vista no FC Porto de Vítor Bruno é a capacidade concretizadora, como demonstram os resultados conseguidos durante a pré-temporada: 4-0 com a Sanjoanense, 4-0 com o GD Chaves, 4-1 com o Nacional, 4-0 com o Al Arabi, 3-1 com o Áustria Viena, 2-0 com o Sturm Graz e 4-0 com o Al Nassr. De Olival ao Dragão, com escala em solo austríaco, os Dragões marcaram um total de 25 golos em sete jogos, tendo sofrido apenas dois. No primeiro jogo a valer da temporada, que valeu também a conquista de um troféu, os Dragões voltaram a faturar por quatro vezes frente ao Sporting.

Superioridade portista menos acentuada nos últimos anos

Em toda a história, FC Porto e Gil Vicente já se defrontaram em 55 ocasiões, nas quais se registaram 43 vitórias para os Dragões, seis empates e seis triunfos para os barcelenses. No que diz respeito apenas à Liga, são 35 as vitórias portistas em 43 duelos, mas nos últimos anos o Gil Vicente tem sido um adversário mais difícil de ultrapassar em diferentes competições. A prova disso é que o FC Porto soma 26 vitórias em 28 encontros como visitado diante do Gil Vicente, mas o empate (1-1 em 2021/22) e o triunfo (2-1 em 2022/23) dos minhotos aconteceram entre 2022 e 2024. Mesmo na temporada transata, os Dragões só conseguiram triunfar por 2-1 com um golo de Eustáquio já em período de compensação. Que hoje não seja preciso sofrer tanto.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.