FC Porto: 11 atletas assinam contrato de formação

FC Porto: 11 atletas assinam contrato de formação
| Desporto
Porto Canal

Os Sub-15 Gustavo Pedrosa, Rodrigo Gomes, Salvador Ribeiro e Tiago Caires, os Sub-16 Gonçalo Organista, Rodrigo Barbosa e Tcherno Jamanca, o Sub-17 Tyler Quinn, os Sub-18 Miguel Silva e Nicolas Damaso e o Sub-19 Francisco Curvelo assinaram contrato de formação com o FC Porto.

Gustavo Pedrosa é avançado, tem 14 anos e chega ao FC Porto depois de ter feito toda a formação no Vitória de Guimarães até aqui. O guarda-redes Rodrigo Gomes, também de 14 anos, deixou o Benfica para se tornar Dragão, enquanto o médio Salvador Ribeiro, de 15 anos, parte para a terceira temporada de azul e branco.

O defesa Tiago Caires, de 14 anos, trocou o Marítimo pelo FC Porto, enquanto o médio Gonçalo Organista, de 15 anos, também se prepara para cumprir a primeira época de Dragão ao peito depois de deixar o Benfica. O avançado Rodrigo Barbosa, de 15 anos, também é uma cara nova no FC Porto, mas mantém-se na Invicta, pois representava o Boavista.

Do Real SC chega Tcherno Jamanca, um avançado de 15 anos que na temporada transata apontou 11 golos pelo emblema de Massamá. Tyler Quinn é um guarda-redes irlandês, de 16 anos, que deixou o Sintrense para jogar no FC Porto. O avançado Miguel Silva, de 17 anos, vai vestir de azul e branco depois de ter representado o SC Salgueiros, o mesmo sucedendo com o guarda-redes Nicolas Damaso (17 anos), ex-Estoril. O mais velho deste grupo é Francisco Curvelo, um avançado de 18 anos que já passou pelo FC Porto e que está de regresso ao clube depois de vestir a camisola da Académica.

José Tavares

“O FC Porto é um dos maiores clubes do mundo e é o melhor clube português. É algo que se sente, que se vive e que se expressa todos os dias. O sentimento que temos de criar nos jogadores que chegam agora é que eles acreditem que todos os sonhos são possíveis de ser alcançados. A vencer desde 1893 é algo concreto e só devemos acrescentar à história aquilo que podemos fazer já hoje. Temos de trabalhar no presente para que o futuro seja de sucesso. É uma nova era no clube e todos eles vão ter o tempo e as oportunidades que merecerem conquistar para concretizar os sonhos. Gostamos de criar um sentimento maior em cada um deles, em que a cultura que nos distingue a nível mundial é vivida intensamente. São as pessoas que fazem a diferença, são os nossos adeptos e são os nossos jogadores que demonstram em todos os momentos que querem vencer mais do que os outros. Queremos continuar a vencer cada vez mais.”

Silvestre Varela

“É sempre importante passar os valores do FC Porto aos jogadores que vêm para o clube, pois eles têm de saber o peso que esta camisola tem. No FC Porto é sempre para ganhar e queremos que eles cresçam num ambiente vitorioso. Queremos que eles atinjam os patamares mais altos, nomeadamente a equipa A.”

Rolando

“É uma iniciativa espetacular. Quando eu cheguei ao FC Porto, não havia nada disto. Agora, chegar aqui e ver isto tudo, entender o que é o clube torna muita mais fácil a integração nesta casa. Aqui, a responsabilidade é grande, mas o prazer é ainda maior.”

Francisco Curvelo

“Estou muito feliz por estar de regresso. Já cá estive dois anos e aprendi realmente quais são os valores de um jogador à Porto. É muito gratificante ser recebido por ex-jogadores do clube e só tenho a agradecer por isso.”

Tiago Caires

“Estou muito feliz, pois já recebi muitos conselhos de jogadores que já vestiram a camisola do FC Porto, que é um grande clube. Prometo dar tudo pelo FC Porto.”

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.