“Um espaço único”. Portugueses e turistas rendidos ao Porto [seguro] dos Gatos na Invicta
Maria Leonor Coelho
De portas abertas para o coração da cidade, o número 93 da Avenida de Rodrigues de Freitas, no Bonfim, alberga o café mais requisitado por amantes de gatos na Invicta. Com três divisões decoradas a rigor, espaço para 16 felinos (todos para adoção) e uma ementa recheada com dezenas de ‘gatiscos’, o Porto dos Gatos abriu em 2018, tem feito as delícias de miúdos e graúdos e já atribuiu um novo lar a mais de 250 animais. E esta quinta-feira, dia Mundial do Gato, não é exceção.
O aroma intenso a bolo caseiro que invade a área da restauração, situada na primeira divisão do café, invita os clientes a puxarem uma cadeira e embarcarem numa aventura gastronómica pelo cardápio 100% vegano. Já de barriga cheia, os aficionados por felinos são convidados a interagir com os animais no cantinho dos gatos, uma sala equipada com tudo a que os “patudos” têm direito. Caso queiram viver a experiência completa, os visitantes podem ir diretamente para a esplanada, o único local onde é possível mesclar o melhor dos dois mundos e dar uma trinca num “cat’chorro” enquanto acarinham os animais.
Ver esta publicação no Instagram
“É um espaço único na cidade. Já tínhamos visitado vários cat cafés pela Europa e como sempre trabalhámos com a adoção de gatos, ficámos com o bichinho de conciliar as duas coisas e fizemos nascer o Porto dos Gatos”, explica André Carvalho, um dos rostos deste café, ao recordar os primórdios do projeto piloto na cidade.
Uma montra para os felinos
“Todos os gatos que aqui temos estão para adoção, à nossa responsabilidade temos mais de 80, mas não os trazemos a todos para aqui. Costumamos ter entre 16 a 18 gatos neste café, quando algum gato é adotado abrimos uma vaga e trazemos outro para cá”, esclarece.
Em seis anos, o Porto dos Gatos já conseguiu atribuir um novo lar a mais de 250 animais. “Isto acaba por ser uma montra para eles, ajuda na divulgação, eles acabam por conquistar os donos, há muita gente que entra aqui com uma ideia definida de um gato e chega aqui e apaixona-se por outro, eles conquistam as pessoas”, ilustra.
Contudo, o processo de adoção é bem mais rigoroso do que aparenta. O passado dos felinos obriga os proprietários do cat café a serem seletivos. “Estes animais vêm da rua ou de situações de maus-tratos, portanto é nosso dever assegurar que a adoção é responsável, temos muito cuidado com esse processo”, explicam.
Um espaço diferente
Costuma dizer-se que “a curiosidade mata o gato”, mas neste caso o desejo indiscreto de conhecer este espaço está a permitir que os felinos tenham uma segunda oportunidade para serem felizes num novo lar. A possibilidade de conviver com os animais atrai diariamente dezenas de pessoas para o Bonfim, que “ficam deliciadas com a presença dos gatinhos”.
“É um espaço acolhedor, no qual as pessoas respeitam os animais, uma excelente iniciativa para promover o contacto com os gatos, reservando a oportunidade de os adotar, caso estejamos disponíveis para isso”, consideram duas clientes assíduas do café.
“Aqui vão encontrar um espaço relaxado, com uma grande preocupação com o bem-estar animal, no qual vão poder privar com gatos, todos eles muito sociáveis e extremamente meigos e vão poder ter uma experiência única”, garantem ao Porto Canal os proprietários.
Dia Mundial do Gato
Esta quinta-feira, dia 8 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Gato. Contudo, há mais duas datas reservadas no calendário para o efeito: 17 de fevereiro e 20 de fevereiro.
Em 2002, o oitavo dia do mês de agosto foi eleito pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal como o dia mais adequado para celebrar esta efeméride. Contudo, o Dia Internacional do Gato pode ainda ser celebrado a 20 de fevereiro, em homenagem ao gato da filha de Bill Clinton, que viveu com a família durante todo o período em que ocuparam a Casa Branca. Socks, como ficou conhecido mundialmente, teve de ser eutanasiado devido a um cancro, no 20.º dia de fevereiro de 2001.
Há ainda uma terceira data para celebrar a existência dos felinos. O dia 17 de fevereiro foi eleito o Dia dos Gatos por uma organização italiana de defesa dos animais com objetivo de protegê-los de perseguições, promovendo ainda a sua adoção, de acordo com a SIC Notícias.
