Sérgio Ferreira: "Os adeptos podem esperar uma equipa muito competitiva"

Sérgio Ferreira: "Os adeptos podem esperar uma equipa muito competitiva"
| Desporto
Porto Canal

Acabou a espera. É já este sábado, a partir das 16h00 (FC Porto TV/Porto Canal), que a equipa de Sub-19 do FC Porto se estreia no Campeonato Nacional de Juniores A, cuja 1.ª jornada reserva uma receção ao GD Chaves, no Estádio de Pedroso. Sublinhando o “crescimento fantástico por parte de todos” durante as semanas de pré-temporada, o treinador Sérgio Ferreira quer que a equipa faça sobressair a qualidade individual “numa lógica coletiva com um entendimento muito forte”. Já o médio Bernardo Lima falou de um grupo “muito unido” e com “muita raça”, sempre pronta a lutar “para ganhar todos os jogos”.

Sérgio Ferreira

“A adaptação foi muito boa por parte de todos. A lógica foi sempre muito simples: eles percebem que a exigência é muito elevada. Eles propuseram-se a trabalhar para melhorar individualmente de forma a formarem um coletivo forte e preparado. Foi um crescimento fantástico por parte de todos, a nível individual e coletivo. Eles foram crescendo com o passar do tempo e acredito que estamos no caminho certo. Atingimos o limite diariamente, mas o propósito é ultrapassá-lo. Aquilo que os adeptos podem esperar é uma equipa competitiva. Estamos a apelar a uma ideia a um modelo com muita exigência em termos de entendimento, mas será muito importante para o crescimento da dimensão dos jogadores. No FC Porto a lógica é sempre a mesma e tem de ser transversal. Temos que propor aos jogadores o contexto competitivo adaptado à capacidade deles. Somos exigentes ao ponto de os fazer crescer, mas eles sabem disso. Tudo isto aliado a uma cultura de vitória, como é óbvio. Já temos conhecimento daquilo que é o GD Chaves, uma equipa bem organizada e extremamente competitiva, que nos vai colocar muitos problemas. Cabe-nos fazer sobressair o nosso individual numa lógica coletiva com um entendimento muito forte, ou seja, vamos ter que ser obrigados a criar vantagens constantemente. Isso obriga-nos a estar conectados o tempo inteiro. Neste clube é sempre para ganhar, por isso queremos começar com uma vitória.”

Bernardo Lima
“Acho que vou uma evolução muito grande com a entrada do novo treinador, incutiu-nos novas ideias de jogo muito boas. Acredito que vamos melhorar com o desenrolar da temporada. No nosso balneário não há idades, damo-nos todos muito bem. O grupo é muito unido e isso é muito importante para termos sucesso. Podem esperar uma equipa unida e com muita raça, sempre a lutar para ganhar todos os jogos. Trabalhámos de forma intensa durante estas semanas e estamos motivados e confiantes em fazer um bom jogo e conquistar os três pontos.”

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.