As imagens impressionantes do acidente que cortou parte da VCI
Porto Canal
Cinco viaturas e uma mota estiveram envolvidos num acidente ao início da tarde de terça-feira na VCI. O Porto Canal teve acesso às imagens de um dos veículos que captou o momento do choque entre as viaturas. De acordo com as autoridades, e apesar da violência do embate, foram registados dois feridos ligeiros que foram assistidos no local.
Ver esta publicação no Instagram
O acidente ocorreu na Via de Cintura Interna, sentido Freixo-Arrábida, perto da saída para a N14 e Circunvalação, e levou ao corte de duas faixas (central e esquerda) durante algumas horas. Às 14h38 foi dado o primeiro alerta, tendo sido mobilizados os Bombeiros Portuenses, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e uma ambulância do INEM, num total de 16 operacionais acompanhados de seis viaturas.
Em março deste ano, o presidente da Câmara do Porto considerou “muito preocupante” os números de acidentes e mortos registados na VCI em 2023, reveladores de um “problema de sinistralidade”.
“Nós estamos com um problema de sinistralidade na VCI muito elevado. Tivemos mais de 500 acidentes na VCI, dois mortos e um ferido muito grave, o que é muito preocupante” numa cidade “que normalmente tem poucos acidentes desta natureza”, disse na altura Rui Moreira aos jornalistas.
“Sempre que há um acidente na cidade do Porto, a cidade do Porto pára. É urgente que, seja competência metropolitana, seja ela qual for, possa interferir junto daquilo que é uma via que, neste momento, é uma causa enorme de problemas”, referiu Rui Moreira, quando questionado se entidades autárquicas ou metropolitanas poderiam ter competências diretas para gerir vias de cariz local como a VCI.
Os 526 acidentes registados em 2023 provocaram dois mortos e um ferido grave. Em 2022, o número de acidentes tinha sido praticamente idêntico (524), mas sem mortos ou feridos graves, tendo o número de feridos ligeiros sido também inferior (144).
Os números dos dois últimos anos são superiores aos de 2021 e 2020: em 2021 houve 482 acidentes que causaram dois mortos e 108 feridos ligeiros, e em 2020 registaram-se 417 acidentes, com um morto e um ferido grave a lamentar, tendo existido 104 feridos ligeiros.
Em todos estes anos, trata-se de uma média superior a um acidente por dia, causando constrangimentos aos utilizadores de uma via que é atravessada por mais de 125 mil carros diariamente.