Supertaça exige um Super Porto. Dragões procuram conquistar 24.º troféu este sábado
Porto Canal
O FC Porto e a Supertaça vivem um casamento feliz há 43 anos, consumado quando Jacques fez hat-trick e abateu a vítima predileta dos Dragões. Desde esse longínquo 1981, os portistas disputaram 33 edições da prova a que Cândido de Oliveira dá nome, festejaram em 23 delas e consolidaram uma hegemonia sem paralelo no futebol europeu: sozinhos, têm mais vitórias na competição do que toda a concorrência junta.
Ver esta publicação no Instagram
Se o Benfica é de longe o melhor cliente (onze), o Sporting é o osso mais duro de roer (zero triunfos em quatro tentativas), mas Aveiro tem sido cenário habitual das festas azuis e brancas (oito), como já foram a Luz (quatro), as Antas (três), Coimbra (idem), Paris, Braga, Vila do Conde, Guimarães ou Leiria. Entre finais a uma, duas, três e até quatro mãos, o FC Porto chegou a vencer cinco títulos consecutivos e detém múltiplos exemplares das duas versões do troféu. A partir das 20h15, ambiciona erguer mais um.
1981: À lei de Jacques
Jacques vestiu a capa de herói na primeira edição oficial da Supertaça. Acabado de perder 2-0 na Luz, o FC Porto goleou o Benfica (4-1) com um hat-trick do “rato de área” e estreou-se a vencer na competição.
1986: Um trio letal
Já com Artur Jorge no banco, o FC Porto anulou os prejuízos do empate nas Antas (1-1) e foi à Luz ganhar 4-2 graças a um recital de três génios: Futre bisou, Madjer e Gomes trataram do resto.
1991: Quem espera sempre alcança
A finalíssima de 1991 só se jogou em setembro de 1992, em Coimbra, onde o Benfica chegou a estar a vencer 3-0 no desempate. Vítor Baía defendeu dois penáltis, Paulinho César fechou a série e Jorge Nuno Pinto da Costa não conseguiu conter a emoção.
1994: Allez les bleus
Lisboa, Porto, Paris: dez meses após os empates na Luz e nas Antas, a Supertaça pulou fronteiras e decidiu-se no Parque dos Princípes com um golo solitário de Domingos.
1996: Mão cheia na Luz
Chegado à Luz para a desforra, o FC Porto dizimou o Benfica com uma goleada rada - mas não irrepetível. Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulović fizeram o resultado (5-0) numa noite memorável.
2004: O feitiço do Harry Potter
Deco rumou a Barcelona, Quaresma fez o caminho inverso e arrumou a questão com um grande golo a que o Benfica nunca soube reagir. 1-0 bastou para os portistas fazerem a festa em Coimbra.
2010: O rastilho uma época perfeita
A super equipa de André Villas-Boas deu-se a conhecer em Aveiro, palco da décima vitória do FC Porto sobre o Benfica em Supertaças. Rolando abriu a contagem ao terceiro minuto e Falcao fechou-a na segunda parte.
2013: Penta só o Porto
O penta de vitórias na Supertaça, que à imagem do campeonato mais ninguém conseguiu, ficou selado graças aos contributos decisivos de Jackson Martínez e Lucho González, que ergueu a nova versão do troféu juntamente com Helton.
2020: A melhor prenda de Natal
O FC Porto reencontrou o Benfica na antevéspera do Natal de 2020 e tornou a ganhar, tal como havia sucedido na final da Taça. Desta feita marcaram Sérgio Oliveira e Luis Díaz.
