FC Porto: A ambição de sempre

FC Porto: A ambição de sempre
| Desporto
Porto Canal

O Estádio Municipal de Aveiro vai encher para o primeiro jogo da época 2024/25 entre FC Porto, detentor da Taça de Portugal, e Sporting, campeão nacional. É no Museu portista que está o maior número de exemplares da Supertaça, 23, um contributo decisivo para os 85 troféus detidos pelo clube mais titulado em Portugal.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

João Pinheiro foi o árbitro nomeado para dirigir o clássico. O juiz barcelense, de 36 anos, vai ser auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Miguel Nogueira será o quarto árbitro e Tiago Martins estará no VAR.

O pontapé de saída está agendado para as 20h15 - a transmissão será assegurada pela RTP1 e pela Sport TV1 -, mas as portas abrem às 18h00. À semelhança do sucedido na edição anterior, os adeptos deverão utilizar o Parking Point destinado ao FC Porto para estacionar. O ponto de encontro localiza-se junto à Estação CP/Terminal Rodoviário de Aveiro e terá um serviço de shuttle de autocarros gratuito entre as 17h45 e as 20h00. No final do jogo, o regresso está assegurado até à meia-noite.

O conforto do lar a 68 quilómetros de distância

Oito vitórias e apenas uma derrota. O registo no renovado Municipal de Aveiro é extremamente positivo para o FC Porto. Os Dragões estrearam-se a vencer ali em 2009, com um triunfo por 2-0 frente ao Paços de Ferreira. Assim se iniciou o penta de conquistas na competição, que ficou completo com os troféus erguidos diante de Benfica, Vitória de Guimarães (duas vezes) e Académica.

Em 2018, o regresso ao Centro do país com um 3-1 ao Desportivo das Aves traduziu-se em mais uma noite de festa, tal como aconteceu na véspera de Natal de 2020 na sequência do 2-0 ao Benfica. O ciclo vitorioso ficou completo em 2022, frente ao Tondela (3-0), antes de ser conhecido o sabor da derrota (2-0 diante do Benfica em 2023).

União, respeito e muita ambição

Com a “legitimidade dos detentores da Taça de Portugal” e a “ambição de sempre”, os Dragões vão procurar sair “novamente vitoriosos” de uma prova que tem “um significado muito especial” conforme evidencia o palmarés do clube, afirma André Villas-Boas. Além de todo o destaque que merece a Supertaça e o clássico, o Presidente considera que o jogo de mais logo tem a “marca especial” de ser o “primeiro da nova equipa técnica liderada por Vítor Bruno”, um treinador que “trará muito sucesso ao clube nos próximos anos”.

“Ganhar é sempre importante” para o timoneiro, que reconhece que o “clube está habituado a altos níveis de conquista e ambição” e garante que “os jogadores têm uma ambição louca de ganhar”. Só “treinar de forma apaixonada” é “admissível” no Olival e, nesse aspeto, até agora “está tudo bem”, pois “os sinais” que lhe são "transmitidos diariamente” deixam-no “confiante” para o resto da época.

Em concordância com a ideia apresentada pelo treinador, Diogo Costa não tem dúvidas de que “as finais são para se ganhar”. Com “uma boa energia” e “pressão saudável”, o 99 sente “a equipa com muito foco em trazer a vitória” e salienta a importância de “manter a baliza a zeros”. Sem tempo para fait-divers, o guarda-redes evitou quaisquer rumores com uma declaração de amor ao clube: “Jogo no clube que amo, o clube no qual aprendi a jogar futebol. Só estou focado em ganhar o jogo e em trazer a taça para o Porto”.

Em plenas condições para vencer

Na preparação para 2024/25, todas as equipas que defrontaram o FC Porto saíram derrotadas. A série triunfal dos portistas começou a ser construída ao sexto dia de trabalho no Olival, num treino com jogo em conjunto com a Sanjoanense, de que saiu uma vitória por 4-0, o mesmo resultado registado quatro dias depois frente ao Chaves.

A primeira fase de testes para a nova época terminou com um 4-1 ao Nacional antes da partida para a Áustria, onde Al-Arabi (4-0), Áustria de Viena (3-1), Tatabánya (4-2) e Sturm Graz (2-0) foram as vítimas do plantel às ordens de Vítor Bruno. De volta a casa e perante quase 50 mil portistas presentes no Dragão, um inequívoco 4-0 ao Al Nassr encerrou a pré-temporada.

Sporting mostrou força para reagir à adversidade

O empate a zero frente ao Estoril no primeiro teste da pré-época foi apenas um percalço para o Sporting, que venceu o Torreense (3-0) e o Portimonense (2-0) em Alcochete antes de seguir para o Algarve. Aí, o desempenho foi em tudo semelhante, apenas variaram os adversários: dois golos para cada lado selaram uma igualdade a dois com os belgas do Saint-Gilloise, que foi seguida de uma vitória por 3-0 diante do Farense e outra por 2-1 frente ao Sevilha. Na apresentação, em Alvalade, os lisboetas bateram o Athletic de Bilbau por 3-0 na apresentação.

O ouro da casa

Se nas primeiras páginas dos jornais podem aparecer nomes como Diogo Costa, Pedro Gonçalves, Evanilson, Gyökeres ou Francisco Conceição, certo é que neste clássico haverá uma particularidade evidenciada pelos dois conjuntos: a aposta na formação.

Vítor Bruno utilizou a expressão “ouro da casa” desde o primeiro dia e fez dela um dos seus grandes princípios nesta primeira experiência enquanto treinador principal do FC Porto. Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro, Gabriel Brás, Martim Cunha, Martim Fernandes, Rodrigo Mora, Vasco Sousa e Gonçalo Sousa são talentos diariamente lapidados no Olival.

Em Alcochete, apesar de haver caras novas que vêm de fora - Zeno Debast e Vladan Kovačević -, são destaques os jovens da formação que vão lutar por um lugar no onze de Rúben Amorim. De empréstimos regressaram Dário Essugo, Mateus Fernandes, Rodrigo Ribeiro, Diego Callai e Afonso Moreira. Diretamente da Academia, subiram João Muniz, Geovany Quenda, Rafael Nel e Diogo Travassos.

Uma tendência para reverter

Em Aveiro, há um registo para contornar: o FC Porto ainda não venceu o Sporting em finais da Supertaça. O histórico entre as duas equipas começou quando as decisões eram jogadas a duas mãos. Em 1994/95, um empate em Alvalade e outro nas Antas adiaram a decisão para uma finalíssima em Paris que os lisboetas venceram por 3-0; em 1999/2000, o mesmo sucedeu em Coimbra (1-0) após igualdades na Invicta e na capital. Já com a final disputada num único momento, os Dragões saíram derrotados de Leiria, em 2007 (1-0), e do Algarve, em 2008 (2-0).

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo com o Santa Clara

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Cláudio Pereira para arbitrar o jogo entre Santa Clara e FC Porto, agendado para o próximo domingo (18h00, Sport TV), no Estádio de São Miguel, referente à ronda número 17 do campeonato.

FC Porto: A mensagem de bom ano dos Dragões

A equipa principal do FC Porto enviou uma mensagem de bom ano à família portista, através das redes sociais.

FC Porto (Natação): Angélica André entre as mulheres mais influentes no desporto em 2025

Angélica André está entre as 40 mulheres mais influentes do desporto em 2025 para a Forbes. A nadadora, que em 2025 brilhou na piscina e em águas abertas, consta na lista da reputada revista de negócios e economia em que também figuram nomes do futebol, futsal, basquetebol, surf, padel e do desporto adaptado.