Refer lança passagem superior para melhorar segurança junto a apeadeiros da Maia

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 25 ago (Lusa) - A Rede Ferroviária Nacional (Refer) anunciou hoje ter consignado a construção de uma passagem superior pedonal sobre a Linha do Minho, entre os apeadeiros de Águas Santas e de Palmilheira, Maia, numa zona marcada por acidentes fatais.

Em comunicado, a Refer refere que os trabalhos custarão 359.183 euros e adianta que deverão estar concluídas em cinco meses. Consistem na construção de uma estrutura metálica dotada de escadas e de elevadores.

A intervenção, assinala a empresa, "viabilizará a supressão do atravessamento de nível numa zona de "risco elevado devido às velocidades praticadas, número de circulações e utilizadores".

Já foram realizadas diversas "ações de mitigação", mas sem se evitarem acidentes, "alguns dos quais fatais", admite a entidade responsável pela rede ferroviária nacional.

A obra enquadra-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a Refer tem em curso desde 1999, e que, segundo a empresa, permitiu eliminar mais de 65% das travessias existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem.

O investimento nestes trabalhos, atingindo um valor global na ordem dos 350 milhões de euros, permitiu reduzir em 83% o número de acidentes nestes atravessamentos, garante a empresa.

No âmbito do mesmo programa, a Refer anunciou na sexta-feira a conclusão de uma intervenção similar também no Grande Porto.

Trata-se da construção de uma passagem superior sobre a Linha do Norte, ao quilómetro 331, junto ao apeadeiro de Coimbrões, concelho de Vila Nova de Gaia.

Neste caso, o investimento foi de 230 mil euros.

JGJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.