Câmara do Porto vai reabilitar prédio em Campanhã e construir oito fogos acessíveis

Câmara do Porto vai reabilitar prédio em Campanhã e construir oito fogos acessíveis
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto vai reabilitar um prédio em Campanhã, que nos últimos anos era usado como centro de saúde, para lá construir oito habitações acessíveis, fruto de um investimento superior a 1,7 milhões de euros, foi anunciado.

Em comunicado, a autarquia esclarece que a empresa municipal Porto Vivo, SRU vai reabilitar o prédio situado na Rua de Matias Albuquerque, originário da década de 1970.

O edifício, que se encontrava em "razoável estado de conservação", mas com sinais de "deterioração provocados pelo decurso do tempo", foi utilizado ao longo dos últimos anos como centro de saúde.

A empreitada resulta de um investimento superior a 1,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e inclui a readaptação do prédio à função habitacional.

O projeto, da autoria da arquiteta Diana Martins, vai acrescentar oito fogos ao mercado de arrendamento acessível do município, estando previstas quatro frações de tipologia T2 e quatro de tipologia T3.

Segundo o município, o projeto prevê uma maior ventilação e iluminação do espaço, assim como a abertura das varandas existentes, a demolição dos anexos e a criação de um jardim.

A empreitada deverá estar concluída até junho de 2026, estima o município.

+ notícias: Porto

O melhor 11 é do Museu FC Porto em setembro

Setembro veste a camisola azul e branca para os 11 anos do Museu Futebol Clube do Porto e garante aos Sócios do FC Porto 50% de desconto no Tour FC Porto (Museu + Estádio), através da campanha 11.º Aniversário Museu FC Porto (dias 28 e 29), também direcionada a público geral como promoção ‘4 por 3’. Com esta oportunidade excecional, a experiência da descoberta do passado do clube e de todos os encantos e segredos do Estádio do Dragão será, ainda, a escolha perfeita e premiada para assinalar a passagem dos 131 anos do FC Porto (28 de setembro), uma das efemérides mais importantes da história da cidade do Porto.

Quais são os livros preferidos dos portuenses?

Com vistas para o rio Douro e rodeada pelos animais que habitam os Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto acolhe turistas, curiosos, mas sobretudo os amantes de livros, de todas as idades, que ocupam os bancos à sombra para ler os primeiros parágrafos das obras “fresquinhas” acabadas de comprar.

Negócios tradicionais do Porto deixam “comércio fora do sítio” durante o próximo mês

Arrancou esta segunda-feira a iniciativa "Comércio Fora do Sítio", da Câmara do Porto, que se baseia na troca de produtos e elementos entre dois negócios. Uma livraria com medicamentos e vice-versa, por exemplo. São um total de oito casas com o selo "Porto de Tradição" que se aliam a outros espaços convencionais da cidade durante o próximo mês.