Requalificação de três escolas em Ílhavo vão custar 20 milhões de euros

Requalificação de três escolas em Ílhavo vão custar 20 milhões de euros
Foto: CM Ílhavo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Ílhavo aprovou a abertura de concursos públicos para as empreitadas de requalificação de três estabelecimentos de ensino com um valor global de quase 20 milhões de euros, informou esta sexta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.

A decisão foi tomada por unanimidade, na reunião do executivo municipal extraordinária realizada na quarta-feira.

De acordo com uma nota camarária, o maior valor, 10,4 milhões de euros, destina-se à reabilitação da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo.

Seguem-se a Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, com 5,45 milhões de euros, e a Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré, com 3,5 milhões de euros.

Os prazos de execução serão de 12 meses para as duas Escolas Básicas e de 14 meses para a Escola Secundária.

Estas obras têm garantido um financiamento próximo dos 19 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito de contratos assinados com o Governo em junho.

Os valores de financiamento incluem, além das empreitadas, outras componentes como o mobiliário e as instalações provisórias para assegurar as atividades letivas.

“Com estes investimentos, o município de Ílhavo reforça o seu empenho na melhoria das condições dos diferentes serviços públicos para a comunidade, desta vez com foco especial na área da Educação, depois de garantidos importantes financiamentos, também via Plano de Recuperação e Resiliência, para as áreas da Saúde e da Habitação”, refere a mesma nota.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.