Três pessoas detidas por acesso ilegítimo a plataformas do Ministério da Saúde e da Segurança Social

Três pessoas detidas por acesso ilegítimo a plataformas do Ministério da Saúde e da Segurança Social
| País
Porto Canal/Agências

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou um grupo organizado cibercriminoso e deteve três pessoas por acesso ilegítimo a plataformas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e da Segurança Social Direta, revelou esta quarta-feira o órgão de polícia criminal.

Segundo a nota divulgada pela PJ, no decorrer da operação “#PINKSp@m” foram feitas 21 buscas domiciliárias e apreendido material informático, com o qual eram feitos acessos a plataformas ‘online’ de uso exclusivo por profissionais de saúde e ao canal ‘online’ da Segurança Social com credenciais de funcionários. Desta forma foram também disseminadas campanhas de falsas dívidas a empresas, entre as quais EDP Comercial, CTT, Endesa, Galp e outras.

Sobre os três detidos recai a suspeita dos crimes de acesso ilegítimo agravado, falsidade informática agravada, acesso indevido agravado, dano relativo a programas ou outros dados informáticos, falsificação de documento e burla qualificada.

A operação “#PINKSp@m” foi coordenada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).

+ notícias: País

Novo PGR garante que vai “acompanhar de perto” combate à corrupção e quer envolver mais a PJ

O novo Procurador-Geral da República (PGR), Amadeu Guerra, garantiu este sábado que vai seguir de perto o combate à corrupção e as razões para o atraso de algumas investigações, sublinhando a necessidade de envolver mais a Polícia Judiciária (PJ).

Cometa vai poder ser visto no domingo a olho nu em Portugal

Um cometa poderá ser visto a olho nu no domingo em Portugal, numa curta janela de oportunidade que se abre às 19h35.

Universidade de Coimbra lança curso online e gratuito sobre cuidados paliativos para cuidadores

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou este sábado, no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, um curso 'online' gratuito sobre cuidados paliativos para cuidadores informais, ministrado pela Faculdade de Medicina, que terá início no dia 28.