Mata mulher no Porto e coloca-se em fuga

Mata mulher no Porto e coloca-se em fuga
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Uma mulher foi baleada na Praceta Bernarda Lacerda, em Paranhos. O homicídio da mulher, com cerca de 30 anos, aconteceu na loja Mais Essência, tendo o óbito sido declarado no local.

De acordo com informações recolhidas pelo Porto Canal no local a vítima seria a gerente da loja. O homem terá partido um vidro da porta daquele estabelecimento comercial e efetuado dois disparos já no interior.

A PSP do Porto suspeita que se trate de um crime passional, já que tudo indica que o homicídio terá sido levado a cabo pelo ex-companheiro da vítima.

O homem que efetuou os disparos colocou-se em fuga e as autoridades procuram agora o autor do crime.

Mulheres assassinadas em 2023

Dados do Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal, entre o início de 2023 e 15 de novembro do mesmo ano, das quais 15 femicídios.

Nos femicídios registados, todos cometidos por homens e parceiros íntimos (atuais ou passados) das mulheres assassinadas, "em pelo menos 12 existia violência prévia", dos quais em 11 havia conhecimento por terceiras pessoas (família, amigos, colegas ou autoridades), refere uma das autoras do relatório.

O observatório da UMAR contabilizou ainda 10 assassinatos extra femicídio: quatro em contexto familiar, dois em contexto de crime, um por discussão pontual e três em contexto omisso.

Foram ainda registadas 38 tentativas de homicídio a mulheres, das quais 25 de femicídio.
Segundo a PSP, em 2023 foram registadas 15.499 denúncias de violência doméstica, já a GNR registou 14.824 casos.

+ notícias: Porto

Coração do Porto diz adeus à ‘velha’ Livraria Latina

Primeiro foi-se a FNAC, agora uma histórica livraria situada no topo da Rua de Santa Catarina tem os seus dias contados. A Livraria Latina, fundada em 1942 junto à Batalha, prepara-se para dizer adeus ao ´coração’ da cidade.

Metro do Porto quer mais um ano para levar metrobus a Matosinhos

A Metro do Porto pediu para adiar a segunda fase do metrobus, que fará a ligação até à Anémona, em Matosinhos, avança o jornal Eco, citando uma resposta do gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação ao Partido Comunista Português (PCP).

Chuvas fortes colocam Porto sob aviso laranja

O distrito do Porto está sob aviso amarelo desde as 21h00 deste sábado devido a "chuva forte e persistente", informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso escalará para laranja às 06h00 deste domingo e deve durar até ao meio-dia. O IPMA descerá depois o aviso para amarelo até às 15h00 deste domingo.