Mata mulher no Porto e coloca-se em fuga

Mata mulher no Porto e coloca-se em fuga
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Uma mulher foi baleada na Praceta Bernarda Lacerda, em Paranhos. O homicídio da mulher, com cerca de 30 anos, aconteceu na loja Mais Essência, tendo o óbito sido declarado no local.

De acordo com informações recolhidas pelo Porto Canal no local a vítima seria a gerente da loja. O homem terá partido um vidro da porta daquele estabelecimento comercial e efetuado dois disparos já no interior.

A PSP do Porto suspeita que se trate de um crime passional, já que tudo indica que o homicídio terá sido levado a cabo pelo ex-companheiro da vítima.

O homem que efetuou os disparos colocou-se em fuga e as autoridades procuram agora o autor do crime.

Mulheres assassinadas em 2023

Dados do Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal, entre o início de 2023 e 15 de novembro do mesmo ano, das quais 15 femicídios.

Nos femicídios registados, todos cometidos por homens e parceiros íntimos (atuais ou passados) das mulheres assassinadas, "em pelo menos 12 existia violência prévia", dos quais em 11 havia conhecimento por terceiras pessoas (família, amigos, colegas ou autoridades), refere uma das autoras do relatório.

O observatório da UMAR contabilizou ainda 10 assassinatos extra femicídio: quatro em contexto familiar, dois em contexto de crime, um por discussão pontual e três em contexto omisso.

Foram ainda registadas 38 tentativas de homicídio a mulheres, das quais 25 de femicídio.
Segundo a PSP, em 2023 foram registadas 15.499 denúncias de violência doméstica, já a GNR registou 14.824 casos.

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.