UTAD vai investir 19 milhões de euros na construção e renovação de residências universitárias

UTAD vai investir 19 milhões de euros na construção e renovação de residências universitárias
| Norte
Porto Canal / Agências

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lançou o concurso público para a construção, renovação e adaptação de residências universitárias, num investimento superior a 19 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a academia localizada em Vila Real.

“É um investimento significativo que reflete o nosso compromisso em melhorar as condições de alojamento para os estudantes da UTAD, proporcionando-lhes infraestruturas modernas e adequadas às suas necessidades”, afirmou, citado em comunicado, o reitor Emídio Gomes.

Com este projeto, a academia transmontana vai praticamente duplicar o número de camas destinadas a alojamento estudantil.

Atualmente, a UTAD dispõe de 530 camas distribuídas por cinco residências, localizadas no Complexo Residencial de Além-Rio e em Codessais.

O projeto é composto por três lotes que incluem a construção de uma nova residência na Quinta de Prados, num investimento de cerca de seis milhões de euros, ainda a adaptação para a nova residência do edifício de um antigo da universidade localizado no centro da cidade, com um preço base de 8,2 milhões de euros, e a renovação e adaptação da residência de Codessais, com um preço base de cinco milhões de euros.

Segundo a academia, a publicação do concurso das empreitadas foi feita em 06 de julho em Diário da República (DR) e o prazo de execução das obras está previsto para até março de 2026.

Estes investimentos vão ser concretizados no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, financiado parcialmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que prevê a criação de 26 mil camas para estudantes do Ensino Superior até 2026.

+ notícias: Norte

Mulher resgatada do rio Douro em Penafiel

Uma mulher foi resgatada, na tarde deste sábado, do rio Douro em Penafiel, após o carro onde seguia ter caído, avançou o Jornal de Notícias. Informação que foi confirmada pelo Porto Canal junto de fonte da Proteção Civil.

Circulação suspensa na Linha do Douro após descarrilamento

A circulação ferroviária está suspensa entre o Peso da Régua e o Pocinho, na Linha do Douro, devido ao descarrilamento de um ‘boggie’, um dos rodados do comboio, disse fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Caves do Vinho do Porto fora da lista de candidaturas a Património Mundial

As Caves do Vinho do Porto não constam da lista de candidaturas a Património Mundial, o que contraria várias promessas de sucessivos executivos autárquicos de Vila Nova de Gaia, informou a Comissão Nacional da UNESCO.