Diogo Costa, Diogo Costa, Diogo Costa. Um talento com #MarcaPorto
Porto Canal
Diogo Costa só há um, mas a supremacia do guardião do FC Porto torna-o num gigante cujo nome é repetido efusivamente por milhões de adeptos do desporto rei, rendidos ao camisola 99 dos “azuis e brancos”. O jogador de apenas 24 anos provou mais uma vez que lhe é merecido todo o mérito e destaque da imprensa internacional, defendendo esta segunda-feira não um, não dois, mas três grandes penalidades. Para além da distinção de Homem do Jogo, tendo garantido a passagem de Portugal aos “quartos”, Diogo Costa tornou-se o primeiro guardião a defender três grandes penalidades e a não sofrer qualquer golo numa disputa dos onze metros no Campeonato da Europa, deixando claro aquilo que já era um facto para os portistas: este é um talento com #MarcaPorto.
O guarda-redes internacional português, de 24 anos, nasceu em Rothirst, na Suíça, e chegou ao FC Porto na época 2011/12, tendo feito toda a formação de azul e branco até se estrear pela equipa principal em 2019/20. À data, Diogo Costa leva 154 jogos a defender a baliza da equipa principal do FC Porto e foi já inúmeras vezes reconhecido como um dos melhores do mundo na sua posição.
Tendo assumido a titularidade nas três últimas temporadas, já enriqueceu o palmarés pessoal com duas Ligas portuguesas, três Taças de Portugal e uma Supertaça. Na época 2022/23, Diogo Costa fez história na Liga dos Campeões ao tornar-se no primeiro jogador a defender um penálti e a fazer uma assistência no mesmo jogo (no 3-0 do FC Porto em Leverkusen). O guardião portista, de resto, defendeu três penáltis em três jornadas consecutivas nessa edição da Champions, um recorde absoluto.
No rescaldo de mais um triunfo, recordamos alguns dos momentos que catapultaram o jogador para o estrelato do futebol mundial:
Ver esta publicação no Instagram