FC Porto (Bilhar): Tricampeonato fugiu por milímetros

FC Porto (Bilhar): Tricampeonato fugiu por milímetros
| Desporto
Porto Canal

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto sofreu um desaire frente ao Varde BK e não repetiu os feitos alcançados em 2022 e 2023. Na final da Taça da Europa de Clubes, em plena Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, o conjunto da casa venceu confortavelmente na primeira mesa, perdeu a terceira por larga margem e viu o resultado nas pares sorrir ao adversário dinamarquês que acabou por lhe suceder como campeão europeu.

Ao contrário do que havia acontecido nas sessões anteriores, Rui Manuel Costa não entrou da melhor forma e viu-se confrontado com um atraso impossível de reverter. Ao cabo de 20 entradas, Dion Nelin superiorizou-se ao detentor do título individual e vencedor da Taça de Portugal por claros 40-16.

Na mesa um, o duelo de titãs entre Dick Jaspers e Eddy Merckx também foi mais desequilibrado do que se esperava. Para gáudio da plateia que preenchia as bancadas, o neerlandês somou 11 carambolas seguidas logo no arranque e superiorizou-se ao adversário belga após somente 21 entradas.

Torbjörn Blomdahl e Jean Paul De Bruijn protagonizaram o duelo mais emotivo da tarde na segunda mesa. Fruto de algumas decisões infelizes e de muito azar, nomeadamente nas bolas falhadas por milímetros ao 37-35 e ao 37-38, o sueco deixou fugir a boa vantagem de que chegou a dispor e viu o neerlandês chegar primeiro às 40 carambolas. Chamado à mesa para empatar e resgatar meio ponto, Blomdahl desperdiçou a oportunidade e os dinamarqueses fizeram o 2-1.

Obrigado a ganhar para manter viva a esperança de revalidar o título continental, José Miguel Soares anulou um atraso que chegou a parecer irrecuperável e deixou o marcador à distância mínima. Allan Schrøder não aproveitou o repique que prejudicou o vice-campeão nacional, permitindo o regresso do jovem Dragão aos panos (37-38), mas demonstrou maior acerto daí em diante e fechou o resultado da mesa que garantiu a vitória dinamarquesa (37-40).

Eis os parciais da vitória nórdica:
Dick Jaspers 40-21 Eddy Merckx
Torbjörn Blomdahl 37-40 Jean Paul De Bruijn
Rui Manuel Costa 16-40 Dion Nelin
José Miguel Soares 37-40 Allan Schrøder

+ notícias: Desporto

FC Porto (Basquetebol): Gonçalo Delgado assina até 2027

Poste internacional português foi o melhor ressaltador do último campeonato.

André Villas-Boas: "Queremos estar mais embrenhados na vida da cidade"

Presidente do FC Porto esteve reunido com o Executivo municipal.

André Villas-Boas: "Queremos que o Diogo Costa continue a dignificar as cores do FC Porto"

André Villas-Boas tem “plena consciência do valor” do plantel do FC Porto, mas “nenhum interesse” em perder atletas como Diogo Costa ou Francisco Conceição, dois “dos maiores ativos do FC Porto”. À margem da visita à Câmara Municipal do Porto, em plena “fase de análise” ao mercado, o presidente portista assegurou que “as referências estão identificadas” e anunciou estar a trabalhar com o novo diretor de scouting para atacar a janela de transferências de forma eficaz.