Câmara do Porto voltará a recomendar fim das portagens na A41 ao Governo

Câmara do Porto voltará a recomendar fim das portagens na A41 ao Governo
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

A abolição das portagens na A41 (CREP) voltou a ser discutida na Assembleia Municipal do Porto, esta segunda-feira. Através da recomendação, a CDU expôs a indignação pelo facto de a via não estar incluída na lista de autoestradas sem portagens, feita pela Assembleia da República recentemente. A proposta, votada por pontos, foi aprovada por maioria dos partidos.

O problema não é novo e há muito que se fala sobre os constrangimentos de trânsito na VCI, causado pelos veículos que fogem das portagens em autoestradas como a A41.
Na proposta, a CDU argumenta que eliminar as portagens na A41 levaria muitos condutores a escolherem aquela via, reduzindo o congestionamento e os acidentes na VCI.

A proposta surge após a recente decisão da Assembleia da República em abolir portagens em várias autoestradas, mas não na A41. Mas não é nova.

Em novembro de 2023, a Assembleia Municipal do Porto aprovou instar o Governo a isentar os transportes pesados de mercadorias das portagens para diminuir o seu tráfego na VCI.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).