André Villas-Boas: "É uma honra, um orgulho e um privilégio dar-lhe esta oportunidade"

André Villas-Boas: "É uma honra, um orgulho e um privilégio dar-lhe esta oportunidade"
| Desporto
Porto Canal

André Villas-Boas apresentou oficialmente Vítor Bruno como o novo treinador do FC Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Encerrou-se “um ciclo mágico” com Sérgio Conceição, mas agora começa “uma nova era no Dragão. No camarote presidencial do anfiteatro portista, o Presidente André Villas-Boas apresentou oficialmente Vítor Bruno como o novo treinador do FC Porto e não poupou nos elogios ao homem e profissional escolhido pela estrutura para liderar a equipa principal. “Agora queremos dar passos firmes e concretos, porque quero o FC Porto campeão nacional imediatamente no próximo ano”, prosseguiu o líder máximo do clube, que prometeu “fornecer tudo” o que for possível para que Vítor Bruno e a restante equipa técnica tenham sucesso de azul e branco.

O discurso de abertura
“Encerrámos recentemente um ciclo mágico que tanto nos orgulhou. E na memória ficaram um conjunto de vitórias em que o portismo esteve sempre presente de forma visceral. Ao Sérgio Conceição, homem de forte caráter, que defendeu as cores do nosso símbolo, queremos agradecer-lhe. Esta é a tua casa, nela serás sempre bem recebido, tens a minha palavra e a palavra do FC Porto. Agora começamos uma nova era no Dragão, marcado pelo início de uma nova gestão, na figura do Zubizarreta e do Jorge Costa. Vítor, tomas responsabilidade numa casa que conheces bem. Os associados vão exigir muito de ti, mas já nos deste muito e vais continuar a dar. Vamos dar-te todo o apoio, talento e organização. Os ingredientes para vencer tudo o que ambicionamos e desejamos. Encontramos em ti as qualidades necessárias para venceres este desafio. Com a tua liderança, o teu conhecimento do clube e da realidade, os dossiers, da formação e do futebol sénior, a trabalharem com fome de ganhar e com o respeito que o grupo tem por ti. Caro Vítor Bruno, desejo-te as maiores felicidades. Lutaremos incansavelmente ao teu lado para o sucesso do FC Porto.”

Feliz pela oportunidade dada a Vítor Bruno
“Em primeiro lugar, estou muito satisfeito por dar ao Vítor Bruno esta oportunidade de liderar o FC Porto, que é um conjunto de emoções que bate profundo no coração, pois estes adeptos são exigentes como ninguém. É uma honra, um orgulho e um privilégio dar-lhe esta oportunidade. Acho que ficaram bem claros os valores que o Vítor representa, a forma como comunica, cativa e como cativará os jogadores. A forma como também me cativou, a Zubizarreta e Jorge Costa, pela clareza de ideias, pelo que sabe de futebol, pelo que conhece do plantel e do clube. É um homem de coragem, sem medo, que enfrenta este desafio e nós vamos fornecer tudo o que tivermos à nossa disposição para obter sucesso juntamente com o plantel.”

Notícias que não correspondem à realidade
“Não interpretei essa notícia como verdadeira. Há notícias que são plantadas, nem todas as que saem são verdadeiras e essa representa um caso evidente. No plantel, há uma aceitação geral, há um carinho muito especial pelo treinador que nos deixou, por tudo o que conquistou, mas o Vítor é uma pessoa do agrado de todos e tem o respeito de todos. Liderou o grupo muitas vezes com muito sucesso e muita dedicação, isso ficou bem claro nesta conferência de imprensa. Todo o feedback que temos tido é positivo, o Vítor é igual, agora será julgado pelo seu trabalho e queremos ajudá-lo nesse sentido, a vencer.”

A saída de Sérgio Conceição
“A única coisa que tenho a lamentar é não ter feito a despedida como tinha combinado com Sérgio Conceição no dia seguinte à minha tomada de posse. Lamento imenso. Falámos abertamente durante duas horas e gostava de lhe ter oferecido uma despedida condigna, com tudo o que representou nestes últimos sete anos, com todo os troféus que conquistou a seu lado, mas a conversa terminou mal. Tomei posse a 27 de abril, esperei pacientemente para tomar posse da SAD, e agora queremos dar passos firmes e concretos, porque quero o FC Porto campeão nacional imediatamente no próximo ano. Há muitos dossiês a fechar com grande importância e o passado conta pouco, o que conta é o futuro. Que fique bem claro que essa homenagem ao treinador que saiu é devida e, escolha ele a data que escolher, estaremos de braços abertos para o receber.”

A escolha de Vítor Bruno
“Foi uma decisão tomada no fim de semana, debatida entre a gestão desportiva e a presidência. Decidimos atacar imediatamente. Convidámos o Vítor Bruno para reuniões e toda esta energia que sentiram aqui sentimos da mesma forma no fechar destes dossiês na segunda, terça e quarta-feira. A partir do momento em que começámos essas reuniões, tivemos a certeza de que este era o caminho a seguir e agradecer, desde já, ao Doutor Jorge Gaspar a facilidade deste processo negocial feito à forma antiga com palavra, com rigor, sem truques e fechado imediatamente. Sobretudo, com o desejo de todas as partes em fechar o negócio a pensar no futuro desportivo do FC Porto.”

Um treinador unicamente preocupado em ganhar
“Quero garantir que o treinador se dedica apenas e só ao que gostamos, treinar a equipa, desenvolver jogadores, preparar jogos e ganhá-los. A estrutura é altamente profissional e não poupamos, investimos, temos a certeza que vai trazer muito sucesso ao FC Porto. Será o seu baluarte sempre e foi isso que quisemos garantir. Vem de muitos anos de treinador, filosofia e pensamento. É isso que quero oferecer ao treinador do FC Porto. Tem a ver também com os timings, onde as renovações devem ser consideradas. Essa palavra foi feita nesse tempo, que se deve renovar por vezes nos tempos onde os treinadores mais precisam, quando são eliminados injustamente de determinada competição europeia, tal como foi o caso. Para isso, é preciso estruturas fortes. Esse era o timing certo, mas as coisas evoluíram. Termina-se uma história, começa-se outra. O passado já não interessa, vamos ao futuro.”

FC Porto campeão é o objetivo
“Precisamos de construir um plantel vencedor porque queremos ser campeões, é esse o nosso desígnio e determinação. Evidentemente que temos de ter em conta a situação em que nos encontramos, que é limite. Pela forma como encontramos o clube, tudo é uma janela de oportunidade, por isso estamos a dar os passos certos para um FC Porto consolidado e sustentável do ponto de vista financeiro. Será um grande propósito desta caminhada e foi uma promessa nossa de programa eleitoral. Um FC Porto tal como nós encontramos quando outros o deixaram comigo não irá acontecer. Nunca iremos deixar o clube nesta situação. Encaramos isto como um desafio, uma ambição. Estamos a tomar passos firmes rumo à sustentabilidade financeira do clube, é uma prioridade tal como é a desportiva. Se formos criteriosos e planificarmos bem o mercado, iremos conseguir garantias de um plantel que se pode tornar vencedor.”

 

+ notícias: Desporto

Portuense bate tenista do 'top-10' mundial na Taça Davis

O tenista portuense Henrique Rocha, 159.º jogador mundial, venceu, esta sexta-feira, sensacionalmente o norueguês Casper Ruud, nono, por 2-0 e igualou (1-1) a eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis em ténis, a decorrer em Oslo.

FC Porto: Últimos bilhetes para a receção ao Farense

O sol vai voltar a ver tudo e as tardes de bola estão de regresso ao Estádio do Dragão, palco do embate entre FC Porto e Farense relativo à quinta jornada da Liga Portugal. Os portistas já não subiam ao relvado tão cedo desde a antevéspera do Natal de 2018, quando venceram o Rio Ave por 2-1, e prevê-se mais uma casa cheia no anfiteatro azul e branco. Nesta altura, restam apenas 2.000 bilhetes.

José Pedro Pereira da Costa: “Lutamos em patamares desiguais na Europa”

Acompanhado pelos homólogos de Benfica, Sporting e SC Braga no Thinking Football Summit, José Pedro Pereira da Costa abordou, na manhã deste sábado, as consequências dos custos de contexto para o futebol português, uma parte da “desvantagem estrutural” face aos restantes países da Europa.