FC Porto (Basquetebol): Derrota caseira a abrir a final. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto perdeu nesta quarta-feira diante do Benfica (89-66), no Dragão Arena, no Jogo 1 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol (0-1), disputados à melhor de cinco, pelo que os azuis e brancos deixam de ter o fator casa a favor.
O Benfica entrou com a pontaria mais afinada e terminou o primeiro período em vantagem (22-16), mas o FC Porto reagiu no arranque dos segundos 10 minutos e passou para a frente do marcador. Ainda assim, a diferença de seis pontos favorável aos lisboetas foi reposta no caminho para o intervalo (41-35). Anthony Barber, autor de 14 pontos, foi o Dragão mais inspirado na etapa inicial.
O terceiro período foi terrível para o FC Porto, que permitiu um parcial de 23-10 ao Benfica, entrando para os derradeiros 10 minutos com uma desvantagem de 19 pontos (64-45). A montanha tornou-se impossível de escalar e os Dragões acabaram mesmo por sair derrotados do primeiro clássico desta final. Anthony Barber (19 pontos) e Phil Fayne (12 pontos) foram as individualidades em destaque no coletivo portista.
“A segunda parte não correu de acordo com o que estávamos à espera. As percentagens de lançamento foram baixas e a nossa intensidade defensiva esteve abaixo do normal. Deixámos que o Benfica fizesse o seu jogo de forma natural. Temos que mudar radicalmente, pois isto já nos aconteceu nas meias-finais. O tempo para preparar o próximo jogo, mas está aqui o trabalho de toda uma época. Temos que mudar de atitude e de empenho, pois não podemos ter minutos em que estamos completamente fora do jogo. Neste momento, precisamos dos nossos adeptos mais do que nunca”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.
O Jogo 2 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol disputa-se na próxima sexta-feira (19h00, FC Porto TV/Porto Canal), novamente no Dragão Arena.
