IPO precisa de mais 100 enfermeiros

| Norte
Hugo André Costa / Porto Canal

Cerca de 15 enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto estiveram concentrados, esta terça-feira, à porta das instalações, numa ação de protesto.

Estão cansados e querem reduzir a carga horária para as 35 horas semanais, bem como a admissão de, pelo menos, mais 100 profissionais para fazer face à sobrecarga de trabalho.

NO IPO do Porto, trabalham 806 enfermeiros, 71 dos quais com contrato a termo para substituir ausências temporárias. Outra das exigências dos profissionais é, precisamente, a admissão dos profissionais num regime contratual estável e duradouro.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denuncia que, só este ano, já foram trabalhadas quase 23 mil horas extraordinárias. No entanto, em comunicado enviado às redações, o IPO diz que é falso haver mais de 22.000 horas extras realizadas e que não foram pagas.

A instituição admite a necessidade de contratar mais enfermeiros mas lembra que, desde dezembro de 2022, não obteve autorização ministerial para tal.

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.