FC Porto (Andebol): Dragões derrotados em Viseu. Crónica de jogo
Porto Canal
FC Porto perdeu a final da Taça de Portugal frente ao Sporting (34-30).
O FC Porto saiu derrotado da final da Taça de Portugal, que decorreu em Viseu (34-30). O discernimento dos jogadores azuis e brancos, que não esteve ao mais alto nível nos momentos de decisão, foi fulcral para o desfecho no derradeiro jogo da prova rainha.
À procura de vingarem a derrota da semana anterior, os Dragões entraram melhor no jogo e amealharam dois golos de vantagem (3-1). A partir daí, o equilíbrio foi a nota dominante na final, que teve como período mais marcante a dupla exclusão sofrida num espaço de um minuto pelo FC Porto.
Primeiro, Victor Iturriza foi agarrado ostensivamente por Salvador Salvador e a equipa de arbitragem entendeu que o movimento que fez para se libertar foi faltoso, pelo que aplicou a sanção de dois minutos aos dois jogadores. De seguida, Nikolaj Laeso recebeu a bola junto aos seis metros, foi agarrado e empurrado por Francisco Costa. Daniel e Roberto Martins entenderam que o passe que o dinamarquês falhou de imediato não foi fruto de qualquer condicionamento e deram indicação para o encontro prosseguir, o que fez o camisola 32 protestar intensamente e lhe valeu uma exclusão por protestos.
Com apenas quatro atletas contra seis do adversário, os da Invicta passaram de uma igualdade a sete para uma desvantagem de quatro golos (11-7), a maior diferença registada na partida até esse momento. A falta de discernimento a afetar as decisões no ataque, a inspiração de Maciel na baliza contrária e o facto de o Sporting estar galvanizado pela vantagem originaram um resto de primeira parte de difícil gestão para Carlos Resende, que viu Nikolaj Laeso, ainda assim, reduzir para 18-14 de livre direto após a buzina ter soado para o fim dos primeiros 30 minutos.
Algumas falhas técnicas portistas no arranque da segunda parte mantiveram os lisboetas confortáveis na partida, mas três exclusões praticamente consecutivas permitiram ao FC Porto voltar a entrar na discussão do resultado (23-21).
Comandados por Rui Silva e Nikola Mitrevski – que aos 45 minutos somava dez intervenções –, os Dragões mantiveram-se próximos do Sporting enquanto foram irrepreensíveis na finalização. Um remate falhado e uma perda da posse de bola consecutivos permitiram ao adversário passar de 25-24 para 27-24, uma margem que foi aumentando com o desgaste, apesar da rotação efetuada pelo treinador.
Aos 27 minutos, quando Leonel saltava para marcar um golo que viria a ser invalidado, os responsáveis pelo relógio oficial do encontro decidiram fazer soar a buzina, o que desencadeou protestos de ambos os bancos e uma exclusão para o staff azul e branco. O FC Porto ficou novamente com quatro atletas em campo contra seis adversários. Já com o tempo de uma das exclusões esgotado, terminou o encontro com 34-30 a favor dos lisboetas.
“Parabéns ao Sporting, fizeram uma época fantástica. Palavra de apreço para os nossos jogadores, foi uma época extremamente difícil. Não é fácil depois de perdemos o título estarmos aqui a lutar. Acabou por ser feliz o Sporting, foi a equipa que falhou menos. Sublinhar que numa época com contrariedades, a equipa manteve-se focada e procurou ultrapassar os adversários. O importante era vencermos hoje, infelizmente não conseguimos”, afirmou Carlos Resende no final do encontro.
FICHA DE JOGO
SPORTING-FC PORTO, 34-30
Taça de Portugal, final
2 de junho de 2024
Pavilhão Multiusos de Viseu
Árbitros: Daniel Martins e Roberto Martins
SPORTING: André Kristensen e Leonel Maciel (g.r.); Edy Silva (4), Pedro Portela (2), Edmilson Araújo, Francisco Costa (4), Natán Suárez (1), Jan Gurri (5), Salvador Salvador (1), Espen Vag (1), Orri Þorkelsson (8), Mamadou Gassama (2), João Gomes (1), Étienne Mocquais, Christian Moga e Martim Costa (5)
Treinador: Ricardo Costa
FC PORTO: Nikola Mitrevski e Francisco Fontes (g.r.), Pedro Valdés (4), André Sousa, Victor Iturriza, Jakob Mikkelsen, David Fernández (1), Rui Silva (10), Daymaro Salina (1), Mamadou Diocou (2), Leonel Fernandes, António Areia (4), Nikolaj Læsø (5), Pedro Oliveira (1), Ricardo Brandão (1) e Fábio Magalhães (1)
Treinador: Carlos Resende
Ao intervalo: 18-14
