FC Porto (Hóquei em Patins): Meias calçadas nos penáltis. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto venceu em Riba d’Ave (5-4) e fechou as contas dos quartos de final do campeonato.
A equipa de hóquei em patins do FC Porto carimbou a passagem à meias-finais do play-off ao vencer no sempre complicado pavilhão do Riba d’Ave, por 5-4, após penáltis. Depois do triunfo por 4-3 no encontro inaugural, os líderes da fase regular garantiram o apuramento à primeira oportunidade de que dispuseram e ficam a aguardar pelo desfecho da série entre o Sporting e o Tomar (1-0) para conhecerem o adversário que se segue na eliminatória à melhor de cinco.
Hélder Nunes recuperou da lesão que o excluiu da última convocatória, mas mesmo assim Ricardo Ares repetiu o cinco apresentado no passado sábado e Carlo Di Benedetto retorquiu a confiança do técnico basco aos quatro minutos, na concretização um contra-ataque à segunda tentativa (1-0).
Apesar de nunca demonstrar a eficácia necessária, o conjunto oitavo classificado nunca baixou os braços e deu água pela barba aos portistas até ao intervalo, que surgiu com o marcador à distância mínima. Um cartão azul a Rémi Herman, no arranque da etapa complementar, permitiu a Hélder Nunes dobrar a vantagem na cobrança do respetivo livre direto (2-0), porém esse avanço durou pouco graças à pontaria de Gustavo Pato (2-1).
O génio de Gonçalo Alves surgiu a um quarto de hora da buzina, quando o melhor marcador do campeonato trabalhou por entre a defesa visitada e atirou com toda a classe ao ângulo superior (3-1). Já dentro da reta final, o inconformado Gustavo Pato reduziu o atraso e fez hat-trick nem 60 segundos depois, levando a partida nivelada a três para o prolongamento.
Aí, mesmo em cima do intervalo, coube a Ezequiel Mena a tarefa de fazer mexer as redes à guarda de Álvaro Shedha e o marcador do Parque das Tílias (4-3). Gonçalo cobrou antes do apito a bola parada resultante da falta que valeu a exclusão do capitão da casa e o outro Silva, neste caso Rui, assinou o 4-4 enquanto os famalicenses atuavam em inferioridade numérica.
O desempate por grandes penalidades resume-se assim: Hélder Nunes abriu as hostilidades da melhor forma (1-0), Álvaro Sheda defendeu os remates de Edu Lamas e Rafa, Rémi Herman errou o alvo, Gonçalo Alves acertou na barra, Telmo Pinto atirou por cima, Xavier Malián defendeu as tentativas de Pedro Silva, Franco Pósito, Rui Silva e Gustavo Pato e o FC Porto afastou o Riba d’Ave após duas horas e dez minutos de muita luta.
O primeiro jogo da meia-final está marcado para 30 de maio, uma quinta-feira, no Dragão Arena.
FICHA DE JOGO
RIBA D’AVE-FC PORTO, 4-5 (g.p.)
Campeonato Nacional, play-off, quartos de final, jogo 2
22 de maio de 2024
Parque das Tílias, em Riba de Ave
Árbitros: Manuel Oliveira e Fernando Vasconcelos
RIBA D’AVE: Álvaro Shedha (g.r.), Rémi Herman, Pedro Silva (cap.), Rui Silva e Anderson Silva
Suplentes: Pedro Pereira (g.r.), Iñigo Artacho, Daniel Pinheiro, Franco Pósito e Gustavo Pato
Treinador: Raúl Meca
FC PORTO: Xavi Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Hélder Nunes e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Carlo Di Benedetto (4m), Hélder Nunes (29m e g.p.), Gustavo Pato (32m, 43m e 44m), Gonçalo Alves (36m) e Ezequiel Mena (55m)