FC Porto (Hóquei em Patins): Meias calçadas nos penáltis. Crónica de jogo

FC Porto (Hóquei em Patins): Meias calçadas nos penáltis. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu em Riba d’Ave (5-4) e fechou as contas dos quartos de final do campeonato.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto carimbou a passagem à meias-finais do play-off ao vencer no sempre complicado pavilhão do Riba d’Ave, por 5-4, após penáltis. Depois do triunfo por 4-3 no encontro inaugural, os líderes da fase regular garantiram o apuramento à primeira oportunidade de que dispuseram e ficam a aguardar pelo desfecho da série entre o Sporting e o Tomar (1-0) para conhecerem o adversário que se segue na eliminatória à melhor de cinco.

Hélder Nunes recuperou da lesão que o excluiu da última convocatória, mas mesmo assim Ricardo Ares repetiu o cinco apresentado no passado sábado e Carlo Di Benedetto retorquiu a confiança do técnico basco aos quatro minutos, na concretização um contra-ataque à segunda tentativa (1-0).

Apesar de nunca demonstrar a eficácia necessária, o conjunto oitavo classificado nunca baixou os braços e deu água pela barba aos portistas até ao intervalo, que surgiu com o marcador à distância mínima. Um cartão azul a Rémi Herman, no arranque da etapa complementar, permitiu a Hélder Nunes dobrar a vantagem na cobrança do respetivo livre direto (2-0), porém esse avanço durou pouco graças à pontaria de Gustavo Pato (2-1).

O génio de Gonçalo Alves surgiu a um quarto de hora da buzina, quando o melhor marcador do campeonato trabalhou por entre a defesa visitada e atirou com toda a classe ao ângulo superior (3-1). Já dentro da reta final, o inconformado Gustavo Pato reduziu o atraso e fez hat-trick nem 60 segundos depois, levando a partida nivelada a três para o prolongamento.

Aí, mesmo em cima do intervalo, coube a Ezequiel Mena a tarefa de fazer mexer as redes à guarda de Álvaro Shedha e o marcador do Parque das Tílias (4-3). Gonçalo cobrou antes do apito a bola parada resultante da falta que valeu a exclusão do capitão da casa e o outro Silva, neste caso Rui, assinou o 4-4 enquanto os famalicenses atuavam em inferioridade numérica.

O desempate por grandes penalidades resume-se assim: Hélder Nunes abriu as hostilidades da melhor forma (1-0), Álvaro Sheda defendeu os remates de Edu Lamas e Rafa, Rémi Herman errou o alvo, Gonçalo Alves acertou na barra, Telmo Pinto atirou por cima, Xavier Malián defendeu as tentativas de Pedro Silva, Franco Pósito, Rui Silva e Gustavo Pato e o FC Porto afastou o Riba d’Ave após duas horas e dez minutos de muita luta.

O primeiro jogo da meia-final está marcado para 30 de maio, uma quinta-feira, no Dragão Arena.

FICHA DE JOGO

RIBA D’AVE-FC PORTO, 4-5 (g.p.)
Campeonato Nacional, play-off, quartos de final, jogo 2
22 de maio de 2024
Parque das Tílias, em Riba de Ave

Árbitros: Manuel Oliveira e Fernando Vasconcelos

RIBA D’AVE: Álvaro Shedha (g.r.), Rémi Herman, Pedro Silva (cap.), Rui Silva e Anderson Silva
Suplentes: Pedro Pereira (g.r.), Iñigo Artacho, Daniel Pinheiro, Franco Pósito e Gustavo Pato
Treinador: Raúl Meca

FC PORTO: Xavi Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Hélder Nunes e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Carlo Di Benedetto (4m), Hélder Nunes (29m e g.p.), Gustavo Pato (32m, 43m e 44m), Gonçalo Alves (36m) e Ezequiel Mena (55m)

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Ser portista é lutar sempre para nos superarmos”

Porque “o FC Porto é, acima de tudo, uma comunidade de paixão e compromisso”, André Villas-Boas despediu-se de Luanda com um discurso na “casa dos portistas em Angola” durante o qual sublinhou a vontade de “continuar a reforçar a presença” do clube, “construir pontes ainda mais robustas e deixar um legado de cooperação” naquele país, “não só no desporto, mas também social e cultural”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.