Mirandela está a converter antigo ramal ferroviário em ecopista

Mirandela está a converter antigo ramal ferroviário em ecopista
DR
| Norte
Porto Canal

Com um investimento de 900 mil euros, financiado em parte pelo Turismo de Portugal, Mirandela está a transformar um antigo troço ferroviário desativado numa ecopista que ligará as aldeias de Carvalhais e Romeu.

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, anunciou em conferência de imprensa que as obras estão a avançar a bom ritmo, com a previsão de conclusão para o próximo mês de julho. Esta ecopista, que se estenderá por cerca de 13 quilómetros, não só proporcionará momentos únicos de lazer, como também revitalizará uma área há muito esquecida.

Mas, de acordo com o que escreve o JN, o projeto não se limita a esta ecopista em particular. Está inserido num ambicioso plano intermunicipal que abrange Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, totalizando 70 quilómetros de corredor ferroviário transformado em ecopista, além da reabilitação de estações e apeadeiros ao longo do percurso.

Além disso, o Município de Mirandela tem planos para recuperar a antiga ponte ferroviária do Romeu, que antes permitia a passagem dos comboios sobre a Ribeira da Açoreira. Com um custo estimado de 700 mil euros, esta obra não só preservará um importante património arquitetónico, como também proporcionará novos espaços de lazer, como miradouros e trilhos para caminhadas e ciclismo.

+ notícias: Norte

CCDR-N confiante na conclusão do projeto de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo

O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, revelou esta quinta-feira à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.

Colisão entre ligeiro de mercadorias e motociclo condiciona trânsito na A44 em Gaia

Uma colisão entre um veículo ligeiro de mercadorias e um motociclo está a obstruir parcialmente o trânsito no sentido Sul-Norte da A44, em Gaia, avança ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Inspeção-Geral de Saúde abre inquérito à morte de doente com pulseira verde nas urgências de Viana

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta sexta-feira ter instaurado um processo de inspeção às circunstâncias em que ocorreu a morte de um utente triado com pulseira verde no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.