FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 
| Desporto
Porto Canal

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição continua a dar alegrias aos portistas. Depois de regressar a casa, de marcar sete golos, servir sete assistências e de se assumir como uma das principais figuras do campeonato, o FC Porto acionou a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português - que será jogador do clube até 2029.

Acabado de ser distinguido como Jovem do Mês da Liga, batendo a concorrência do benfiquista João Neves e do estorilista Rodrigo Gomes na votação promovida pelo Sindicato dos Jogadores, o extremo direito de 21 anos cumpre a sexta e mais profícua temporada ao serviço do clube de que é adepto.

O quarto dos cinco filhos de Sérgio Conceição deu os primeiros toques com o pai e os irmãos Sérgio, Rodrigo e Moisés, começou a jogar nas escolinhas do PAOK quando o progenitor era ídolo na Grécia, regressou a Portugal junto da família em 2011 e chegou a treinar no Belenenses antes de ingressar na academia do Sporting.

Sem nunca perder as raízes portistas nem a irreverência que o carateriza dentro de campo, Francisco viveu sozinho em Alcochete desde os 12 anos e só em 2017 é que concretizou o sonho de vestir o símbolo que o apaixona. Chegado à Invicta, passou uma época no Padroense, outra nos sub-17, a seguinte nos sub-19 e “explodiu” em 2020/21, a temporada de afirmação no futebol sénior.

Começou-a no FC Porto B, assinou quatro golos e outros tantos passes açucarados, mereceu a confiança da equipa técnica do plantel principal e estreou-se no principal escalão num dérbi contra o Boavista no Dia dos Namorados de 2021. De então para cá a ascensão tem sido meteórica.

Em 2021/22 recebeu um Dragão de Ouro, venceu a Taça de Portugal, marcou um golo decisivo no Estoril e selou, na Luz, a conquista do título nacional com recorde de pontos. O interesse de um emblema quatro vezes campeão europeu levou-o para os Países Baixos, onde o talentoso canhoto representou o Ajax e colecionou experiências que o fizeram crescer, conforme revelou em exclusivo à edição de janeiro revista Dragões.

“Achei que deveria voltar ao sítio onde me sinto verdadeiramente feliz”, confidenciou na mesma entrevista. No primeiro dia de setembro, o último do mercado de Verão, a camisola 10 do FC Porto voltou a ter dono e a assentar como uma luva nos 170 centímetros de um pequeno grande jogador.

Sete remates certeiros, sete assistências e 2.306 minutos depois, no epílogo de uma campanha muitíssimo auspiciosa, Francisco Conceição compromete-se a prolongar a estadia no FC Porto e a continuar a vestir de azul e branco - as cores do coração - até 2029.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.