FC Porto (Hóquei em patins): Cada vez mais líderes. Crónica do jogo

FC Porto (Hóquei em patins): Cada vez mais líderes. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu em Riba d’Ave (3-0) e aproveitou o deslize do Sporting na antepenúltima jornada da fase regular.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto deu sequência a um ano civil verdadeiramente excecional. Com 20 vitórias, um empate e apenas um desaire nos penáltis em 2024, na final da Taça Intercontinental, os portistas foram a Riba d’Ave bater a formação local por 3-0, somaram o 11.º triunfo consecutivo aproveitaram a derrota do Sporting em Tomar (4-3) para cavarem uma vantagem de quatro pontos sobre o rival que vão enfrentar na meia-final da Liga dos Campeões. Antes disso ainda há Taça de Portugal.

Mais habituados ao piso duro e sem caixa de ar da pista onde treinam, os avenses entraram melhor, dispuseram de dois livres diretos que Pedro Silva desperdiçou e de uma grande penalidade que Xavi Malián defendeu. Gonçalo Alves seguiu o exemplo do capitão da casa na baliza oposta, após cartão azul visto por Rémi Herman.

Na sequência de um ataque avense que o poste negou, o melhor marcador da prova abriu a contagem na finalização perfeita de um contragolpe (0-1) e voltou a fazê-lo na etapa complementar, após cartão azul a Rafa e novo livre direto falhado por Pedro Silva, na conclusão de uma jogada de insistência dentro da área da casa (0-2).

O melhor golo da tarde teve a assinatura de Hélder Nunes, que recebeu a bola no corredor esquerdo e aproveitou o ligeiro adiantamento de Álvaro Shehda para a colocar entre o ferro e o guardião espanhol (0-3). A buzina do Parque das Tílias ecoou meia dúzia de minutos depois para assinalar a vitória azul e branca por três golos sem resposta fruto da pontaria da dupla Gonçalo Alves/Hélder Nunes e da qualidade de Xavi Malián entre os postes.

A Final Four da prova rainha disputa-se no próximo fim de semana em Barcelos entre o conjunto da casa, o Benfica e a Oliveirense, o adversário de sábado (12h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

RIBA D'AVE-FC PORTO, 0-3
Campeonato Nacional, 24.ª jornada
20 de abril de 2024
Parque das Tílias, em Riba D'Ave

Árbitros: Manuel Oliveira e José Manuel Pereira

RIBA D'AVE: Álvaro Shehda (g.r.), Rémi Herman, Pedro Silva (cap.), Iñigo Artacho e Rui Silva
Suplentes: Pedro Pereira (g.r.), Daniel Pinheiro, Franco Pósito, Pedro Gouveia e Gustavo Pato
Treinador: Raul Meca

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves (cap.)
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Alves (21m e 34m) e Hélder Nunes (44m)

 

+ notícias: Desporto

Internacional português de râguebi morre aos 22 anos num acidente de viação

O internacional português de râguebi Pierre-Mathieu Fernandes morreu este sábado em França, aos 22 anos, vítima de acidente de viação, informou o seu clube, em comunicado, informação confirmada momentos depois pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.