FC Porto: Lista B divulga programa eleitoral

FC Porto: Lista B divulga programa eleitoral
| Desporto
Porto Canal

André Villas-Boas encabeça a candidatura “Só há um Porto”

“Valores”, “vitória”, “inovação”, “saúde financeira”, “planeamento”, “Fundação FC Porto”, “comunicação”, “integridade”, “sustentabilidade”, “ética e transparência” são os “dez mandamentos” do movimento “Só há um Porto”, que define como “missão” o “sucesso desportivo e económico do Clube, promovendo a paixão pelo desporto, e criando um laço único entre o Clube, a Comunidade e os seus Adeptos”, ao mesmo tempo que deseja “desenvolver novos talentos, competir ao máximo nível em Portugal e nas competições Internacionais, e espalhar o bom nome do FC Porto e os valores fundamentais da Lealdade, Fair-play, Integridade e Igualdade”.

Nas 67 páginas do manifesto eleitoral divulgado esta quarta-feira, a candidatura liderada por André Villas-Boas divide a “estratégia de intervenção em cinco áreas fundamentais”: “programa desportivo”, “reestruturação financeira”, “ecletismo”, “caminhos para a excelência” e “transparência e ética”.

O “programa desportivo” sustenta-se num “novo organograma” dentro do qual será adotado “um modelo organizacional ágil na decisão e centrado nos resultados” capaz de refletir “a complexidade e multidimensionalidade do futebol atual e ao mesmo tempo sublinha a importância de ter as pessoas certas nos lugares certos em cada momento”. O scouting, a formação, o Centro de Alto Rendimento, a performance, a área médica, o futebol feminino e o futsal são outros tópicos abordados em detalhe no mesmo capítulo.

A “reestruturação financeira”, sob a tutela de José Pedro Pereira da Costa, tem por base os “caminhos para a viabilidade financeira”, a “disciplina financeira”, “reduzir o passivo”, “aumentar as receitas”, “reduzir os custos operacionais”, “gerar resultados por valorização de ativos” e criar “uma marca global” sob uma “gestão rigorosa” baseada no “cumprimento rigoroso das regras UEFA” capaz de atingir “resultados operacionais equilibrados e positivos”.

Por “um clube mais eclético” capaz de fazer “renascer o espírito da prática do desporto amador” e de “cada sócio um atleta”, a Lista B aponta ao “crescimento infraestrutural do clube” após a reavaliação do “modelo operacional” das modalidades existentes. “Para a época 2025/26 estudaremos a hipótese de fazer regressa ao FC Porto a modalidade de Voleibol masculino, incluindo os escalões de formação na vertente feminina e masculino, bem como um regresso do nosso Clube ao Atletismo”, pode ler-se no documento.

Os “caminhos para a excelência” pretendem “vincar a cultura de clube”, dar “voz aos sócios”, responder “às exigências do mercado” e tornar o FC Porto “motor da defesa do associativismo”. Para tal há que valorizar “os sócios”, “o atleta”, “as Casas do FC Porto”, “os Grupos Organizados de Adeptos”, criar a “Fundação FC Porto”, olhar para o Museu “como dinamizador do futuro e da cultura de vitória” e fomentar uma série de iniciativas que aproximem a instituição das pessoas.

Pela “transparência e ética”, André Villas-Boas promete a criação de uma “comissão de ética”, do “portal da transparência”, de “um código de conduta”, “uma relação mais próxima e direta com os organismos que tutelam o futebol” e “tolerância zero” para “eventuais irregularidades”. O “plano para a igualdade de género” e o “plano para a mobilidade e sustentabilidade ambiental” também estão entre as prioridades do movimento “Só há um Porto”.

“O Programa que vos apresentei não é apenas uma estratégia para vencer as eleições; é uma visão, um compromisso e, acima de tudo, personificação da paixão que todos nós partilhamos pelo FC Porto aliada à exigência e responsabilidade que está inerente à Presidência do Clube”, escreve o candidato antes de definir a “visão a dez anos”.

Em 2024/25, com “planeamento para implementação da visão”, o candidato pela Lista B trabalhará em prol de “um FC Porto organizado e estruturado” e de “um novo modelo de gestão desportiva desde a formação até à equipa principal”. De 2025 a 2027 fará nascer “um FC Porto com infraestruturas renovadas, que sustenta a sua valorização na formação em todas as modalidades”. Entre 2026 e 2028 existirá “um FC Porto com uma marca forte e valorizada no mercado, alicerçada na presença consistente nas competições internacionais de referência”.

No quadriénio 2028-2032, André Villas-Boas garante “um FC Porto com a sua reestruturação económica e financeira consolidada” e, até 2034, “um FC Porto como clube modelo e referência a nível nacional e internacional, com presença no top-10 do ranking de clubes da UEFA”.

As eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto terão lugar dia 27 de abril no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".