FC Porto (Basquetebol): Líder surpreendido em Ovar. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Líder surpreendido em Ovar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto perdeu diante da Ovarense (88-84) na 20.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol

O FC Porto perdeu neste sábado diante da Ovarense (88-84), na Arena Dolce Vita, em Ovar, na 20.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com este resultado, os Dragões mantêm a liderança, com 36 pontos, mas podem ser igualados pelo Benfica caso os lisboetas vençam o Lusitânia nesta ronda.

Nunca é fácil jogar em Ovar e o empate a 22 no final do primeiro período demonstrava isso mesmo, mas o FC Porto passou para frente no caminho para o intervalo e recolheu aos balneários em vantagem (43-41). Anthony Barber e Charlon Kloof, ambos com 14 pontos cada, eram os Dragões em destaque por esta altura.

O descanso foi bom conselheiro e o FC Porto estabeleceu um parcial de 25-18, que lhe deu uma vantagem de nove pontos à entrada para o derradeiro período (68-59), no qual a Ovarense acabou por dar a volta ao resultado, impondo aos Dragões a quarta derrota em 20 jogos. Anthony Barber, autor de 28 pontos, foi o melhor marcador da equipa portista.

“Os meus jogadores estiveram bem em grande parte do jogo, sobretudo na intensidade defensiva que tivemos no terceiro período. Exagerámos no jogo exterior e isso deu ressaltos longos e transições rápidas à Ovarense. Agora temos dois jogos para vencer para mantermos o primeiro lugar”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 15h00 (FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Sporting, em jogo da 21.ª e penúltima jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

OVARENSE-FC PORTO, 88-84
Liga Portuguesa de Basquetebol, 20.ª jornada
13 de abril de 2024
Arena Dolce Vita, em Ovar

Árbitros: Sérgio Silva, Daniel Oliveira e Frederico Maia

OVARENSE: Render Woods (13), Jamir Harris (20), Jeremiah Bailey (19), Jonathan Silva (6) e Jalen Jenkins (12)
Suplentes: Cristóvão Cordeiro, Nuno Morais (5), Francisco Miguel, Rodrigo Soeiro (3), Gustavo Teixeira (5), Omoefay Odigie (5) e Diogo Monteiro
Treinador: João Tiago Silva

FC PORTO: Anthony Barber (28), Charlon Kloof (18), Tanner Omlid (14), Cleveland Melvin (15) e Miguel Queiroz (4)
Suplentes: Miguel Maria, João Guerreiro, Luís Silva, Nuno Sá (2), Phil Fayne (3) e Ricardo Monteiro
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 41-43
Parciais: 22-22; 19-21; 18-25; 29-16

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.