FC Porto B: Martim Fernandes renova até 2028

FC Porto B: Martim Fernandes renova até 2028
| Desporto
Porto Canal

Martim Fernandes vai continuar ligado ao FC Porto. O lateral direito de 18 anos, que está no clube desde os 11, renovou o vínculo até 2028.

Natural de Valongo, o atleta formado no Olival estreou-se como profissional a 7 de agosto de 2022 pela equipa B, frente ao Covilhã, e cumpriu os primeiros minutos às ordens de Sérgio Conceição em outubro na Taça de Portugal, frente ao Vilar de Perdizes. A boa exibição foi colmatada com declarações marcantes: “Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar-me e é sempre importante ter ao nosso lado adeptos que amam o clube da mesma forma que nós amamos o FC Porto dentro e fora do campo”.

Distinguido na última gala dos Dragões de Ouro com o prémio de Atleta Revelação do Ano, o jovem defesa já cumpriu 23 jogos na presente temporada pela equipa B e marcou um golo, frente ao Feirense, na 26.ª jornada da segunda liga.

Na Youth League – competição na qual se estreou ainda com 15 anos –, revelou-se uma peça fulcral para Capucho, que o utilizou como titular em sete jogos. Martim assinou uma assistência e vai agora fazer parte da comitiva que, na próxima semana, vai disputar a final four da prova em Nyon, na Suíça. Os sucessos dentro de campo levaram o jornal britânico The Guardian a indicá-lo como um dos 60 jovens mais promissores da sua geração.

Nas primeiras declarações após a assinatura do novo contrato, o lateral direito classificou este dia como o “mais importante” na vida profissional e abordou a “difícil” adaptação ao futebol profissional, que acabou por se aligeirar com a aposta de António Folha, “um dos melhores treinadores” que teve na carreira. A estreia pela equipa principal “mudou completamente” a vida do jovem, que está confiante na conquista da Youth League e carrega o sonho de se estrear “no Estádio do Dragão”.

Um dia para a história
“Já tive muitos dias importantes aqui no FC Porto, mas este é sem dúvida o mais importante, um momento de mudança na minha carreira e espero que consiga corresponder às expectativas que o clube coloca em mim.”

A vida de um dos 60 melhores do mundo da sua geração
“Quando soube dessa lista, fiquei feliz, mas não me impactou muito. Segui o meu caminho e continuei a fazer o meu trajeto normalmente.”

A adaptação ao futebol profissional
“Foi difícil porque não me consegui habituar logo. São colegas de trabalho mais experientes, é outro tipo de conversas e brincadeiras. Começo a perceber este mundo mais adulto e agora sinto-me bem em qualquer balneário de profissionais.”

A importância de António Folha no percurso bem-sucedido
“O mister António Folha é um dos melhores treinadores que já apanhei. Ajudou-me a crescer imenso nestes dois anos, desde que estou na equipa B. Sem ele, se calhar não tinha conseguido este contrato. Foi ele que apostou em mim, sempre falou comigo e disse que acreditava em mim e só lhe posso agradecer.”

A estreia pela equipa principal
“Tem sempre impacto quando se faz a estreia pela equipa A, ainda por cima num clube desta dimensão. Começaram a ver-me com outros olhos e a minha vida mudou completamente. Naquele momento, senti o apoio dos adeptos dentro de campo e depois também nas redes sociais. Todos falaram bem de mim e adoro isso.”

Ambição máxima para o que se avizinha na Youth League
“É um percurso fantástico. Estamos numa boa forma, a equipa está unida e gosta de estar junta. Acho que vamos conseguir alcançar o nosso objetivo principal, que é conquistar a Youth League.”

A evolução dentro de campo
“A nível pessoal, não mudei muito, continuo a ser o mesmo. Enquanto jogador, claro que mudei, tive que mudar para entrar em palcos maiores. Continuo a mesma pessoa e quero continuar a sê-lo para sempre.”

Um sonho para cumprir
“Ainda não me estreei no Estádio do Dragão, é um dos meus sonhos.”

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.