FC Porto B: Martim Fernandes renova até 2028

FC Porto B: Martim Fernandes renova até 2028
| Desporto
Porto Canal

Martim Fernandes vai continuar ligado ao FC Porto. O lateral direito de 18 anos, que está no clube desde os 11, renovou o vínculo até 2028.

Natural de Valongo, o atleta formado no Olival estreou-se como profissional a 7 de agosto de 2022 pela equipa B, frente ao Covilhã, e cumpriu os primeiros minutos às ordens de Sérgio Conceição em outubro na Taça de Portugal, frente ao Vilar de Perdizes. A boa exibição foi colmatada com declarações marcantes: “Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar-me e é sempre importante ter ao nosso lado adeptos que amam o clube da mesma forma que nós amamos o FC Porto dentro e fora do campo”.

Distinguido na última gala dos Dragões de Ouro com o prémio de Atleta Revelação do Ano, o jovem defesa já cumpriu 23 jogos na presente temporada pela equipa B e marcou um golo, frente ao Feirense, na 26.ª jornada da segunda liga.

Na Youth League – competição na qual se estreou ainda com 15 anos –, revelou-se uma peça fulcral para Capucho, que o utilizou como titular em sete jogos. Martim assinou uma assistência e vai agora fazer parte da comitiva que, na próxima semana, vai disputar a final four da prova em Nyon, na Suíça. Os sucessos dentro de campo levaram o jornal britânico The Guardian a indicá-lo como um dos 60 jovens mais promissores da sua geração.

Nas primeiras declarações após a assinatura do novo contrato, o lateral direito classificou este dia como o “mais importante” na vida profissional e abordou a “difícil” adaptação ao futebol profissional, que acabou por se aligeirar com a aposta de António Folha, “um dos melhores treinadores” que teve na carreira. A estreia pela equipa principal “mudou completamente” a vida do jovem, que está confiante na conquista da Youth League e carrega o sonho de se estrear “no Estádio do Dragão”.

Um dia para a história
“Já tive muitos dias importantes aqui no FC Porto, mas este é sem dúvida o mais importante, um momento de mudança na minha carreira e espero que consiga corresponder às expectativas que o clube coloca em mim.”

A vida de um dos 60 melhores do mundo da sua geração
“Quando soube dessa lista, fiquei feliz, mas não me impactou muito. Segui o meu caminho e continuei a fazer o meu trajeto normalmente.”

A adaptação ao futebol profissional
“Foi difícil porque não me consegui habituar logo. São colegas de trabalho mais experientes, é outro tipo de conversas e brincadeiras. Começo a perceber este mundo mais adulto e agora sinto-me bem em qualquer balneário de profissionais.”

A importância de António Folha no percurso bem-sucedido
“O mister António Folha é um dos melhores treinadores que já apanhei. Ajudou-me a crescer imenso nestes dois anos, desde que estou na equipa B. Sem ele, se calhar não tinha conseguido este contrato. Foi ele que apostou em mim, sempre falou comigo e disse que acreditava em mim e só lhe posso agradecer.”

A estreia pela equipa principal
“Tem sempre impacto quando se faz a estreia pela equipa A, ainda por cima num clube desta dimensão. Começaram a ver-me com outros olhos e a minha vida mudou completamente. Naquele momento, senti o apoio dos adeptos dentro de campo e depois também nas redes sociais. Todos falaram bem de mim e adoro isso.”

Ambição máxima para o que se avizinha na Youth League
“É um percurso fantástico. Estamos numa boa forma, a equipa está unida e gosta de estar junta. Acho que vamos conseguir alcançar o nosso objetivo principal, que é conquistar a Youth League.”

A evolução dentro de campo
“A nível pessoal, não mudei muito, continuo a ser o mesmo. Enquanto jogador, claro que mudei, tive que mudar para entrar em palcos maiores. Continuo a mesma pessoa e quero continuar a sê-lo para sempre.”

Um sonho para cumprir
“Ainda não me estreei no Estádio do Dragão, é um dos meus sonhos.”

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: “Temos que beber da motivação dos adeptos”

Sérgio Conceição projeta a final da Taça de Portugal (domingo, 17h15).

FC Porto: Nação azul e branca está de volta para pintar o Jamor

Fanzone no Estádio Nacional arranca pelas 10h30.

Wendell: “É o jogo mais importante do ano”

Wendell e Evanilson apontaram à conquista da Taça de Portugal na antevisão à final (domingo, 17h15).