Póvoa contratou antigo vice de Vila do Conde e Tribunal contestou. Câmara mudou-lhe o cargo e mantém ex-autarca

Póvoa contratou antigo vice de Vila do Conde e Tribunal contestou. Câmara mudou-lhe o cargo e mantém ex-autarca
| Norte
Porto Canal

O Tribunal de Contas considera "ilegal" a contratação de António Caetano, antigo vice-presidente da Câmara de Vila do Conde, como gestor de contrato pela Câmara da Póvoa de Varzim. Os contratos foram celebrados por ajuste direto entre 2018 e 2021, e Caetano recebeu cerca de 163 mil euros. Em resposta à decisão do tribunal, o presidente poveiro, Aires Pereira, interrompeu o serviço em março, mas contornou a decisão judicial ao nomeá-lo secretário da presidência.

Segundo escreve o Jornal de Notícias esta quinta-feira, a contratação de antigo vice-presidente do concelho vizinho, à data de 2018, foi motivada pela sua experiência em contratos públicos e pela confiança atribuída.

Um ano depois, o Tribunal de Contas apontou a ilegalidade, pedindo esclarecimentos. A autarquia justificou, já em 2020, que mantinha Caetano nas funções por não ter nenhum funcionário “com o currículo para o cabal exercício de tais funções”.

A esta resposta juntam-se as motivações iniciais que levaram Aires Pereira a contratar o autarca vizinho: a experiência na área por parte de António Caetano, bem como a sua “relação de confiança”.

Foram feitos quatro ajustes diretos entre 2018 e 2021. Mas o Tribunal de Contas reforça agora a ilegalidade, anunciando que a justificação “da confiança” não pode passar por cima do princípio da concorrência e que houve a falta de concurso público.

Tanto Aires Pereira como o vice-presidente, Luís Diamantino, estão sujeitos a multas entre os 2550 e os 18 360 euros, avança o Jornal de Notícias.

Ao diário, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim diz não concordar com a decisão judicial, mas que decidiu interromper a contratação. Um dia após o ter feito, Aires Pereira garantiu o lugar a Caetano com funções no Gabinete da Presidência.

O autarca disse ainda que o antigo vice de Vila do Conde vai continuar a acompanhar obras maiores, como a Póvoa Arena e o prolongamento da Via B.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.