FC Porto (Andebol): Dragão apaga a Luz e calça as meias. Crónica de jogo

FC Porto (Andebol): Dragão apaga a Luz e calça as meias. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A equipa de andebol do FC Porto carimbou a passagem rumo às meias-finais da Taça de Portugal ao cabo de 70 longos minutos muito disputados no Pavilhão da Luz. Depois de duas vitórias robustas no Dragão Arena, sobre o Águas Santas para a prova rainha (46-21) e o Marítimo no fecho da primeira fase (41-25), os Tetracampeões Nacionais foram a Lisboa vergar o Benfica no tempo extra, por 39-37, e garantir um lugar na Final Four da competição que terá lugar entre os próximos dias 1 e 2 de junho em local a designar.

Os portistas foram superiores durante toda a primeira parte e cavaram rapidamente um avanço de três (10-7) que só não assumiu outra dimensão graças à meia dúzia de grandes intervenções de Gustavo Capdeville que, mesmo com o nome de Alfredo Quintana nas costas, não teve superpoderes para negar sucessivos golos em situações de baliza aberta.

Guiados por Rui Silva no desenho dos ataques e por Ricardo Brandão na finalização dos mesmos, mas condicionados pela expulsão de Pedro Valdés, os azuis e brancos saíram para o descanso a vencer 17-14 - e só não o fizeram a ganhar 18-14 porque David Fernández errou por pouco na hora de apontar ao alvo deserto.

A toada manteve-se no regresso das cabines, o conjunto da casa respondeu no arranque da etapa complementar, anulou o atraso a 15 minutos do fim e reverteu-o pouco depois (28-27), enquanto Nikola Mitrevski tudo fazia para travar a reação lisboeta, mas nem os oito remates certeiros de Nikolaj Læsø pareciam suficientes para sentenciar o clássico.

O internacional dinamarquês ficou a milímetros de fazer o 32-30, não fosse a barra defender um tiro longínquo, Belone Moreira empatou a 31 ao minuto 57, David Fernández repôs a vantagem no ataque seguinte, o camisola 16 dos Dragões ia negando as sucessivas tentativas dos antigos companheiros, Læsø acertou no poste de bola parada e Paulo Moreno assinou a igualdade (32-32) em cima da buzina.

Mesmo sem Mitrevski, excluído por protestos antes do prolongamento, o FC Porto iniciou o tempo extra da melhor forma (32-34), deixou-se empatar num ápice e só novo sete metros de António Areia significou liderança na troca de campo (34-35). Eurico Nicolau e Ivan Caçador fizeram vista grossa a uma falta sobre Læsø, Leonel Fernandes manteve-se impávido e sereno perante a injustiça (37-38), o guardião macedónio manteve o alto nível que havia apresentado na quarta-feira e Fábio Magalhães fechou as contas em 37-39.

Os dois conjuntos voltam a medir forças no próximo sábado, dia 13 de abril, desta feita na Invicta e na abertura da fase final do Andebol 1 (21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

+ notícias: Desporto

FC Porto:"Fico muito feliz por ver a felicidade dos meus netos"

Manuel Amaral, Matilde Amaral, Valdemar Melo, Sofia Cardoso, Joaquim Cardoso e Margarida Teixeira viveram uma sexta-feira inesquecível na melhor companhia possível. Em pleno Dia Mundial dos Avós, o FC Porto convidou dois avôs e os respetivos netos a marcarem presença na sessão fotográfica do plantel principal, evento com música e animação que se prolongou pela tarde dentro e que lhes permitiu conviverem de perto com os 34 atletas às ordens de Vítor Bruno.

FC Porto: De novo no Olival com dose dupla e energia redobrada

Depois de sentir o carinho e a energia dos adeptos no Largo Amor de Perdição, o plantel principal do FC Porto voltou à carga em de manhã e de tarde no Olival tendo em vista o regresso ao Dragão. O jogo de apresentação, que oporá os portistas aos sauditas do Al Nassr, está marcado para as 18h30 de domingo (Sport TV).

Agora é oficial, Jogos Olímpicos estão oficialmente abertos

O presidente francês, Emmanuel Macron, abriu esta sexta-feira oficialmente os Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma inédita cerimónia de abertura, transportada do habitual estádio olímpico para o rio Sena.