Câmara de Famalicão abre concurso para nova USF de Joane

Câmara de Famalicão abre concurso para nova USF de Joane
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Famalicão aprovou a abertura do concurso público, pelo valor base de 2,2 milhões de euros, para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na freguesia de Joane, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o município refere que as novas instalações daquela USF vão ser construídas num terreno com uma área de 2.825 metros quadrados.

O projeto prevê mais de uma dezena de gabinetes médicos, espaços dedicados aos cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e da saúde infantil, área administrativa e área de apoio, entre outros espaços.

A construção da nova USF de Joane resulta de um conjunto de contratos-programa celebrados pelo município de Famalicão com a Administração Regional de Saúde do Norte, que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à construção e apetrechamento de equipamentos de cuidados de saúde primários.

Além de Joane, encontra-se em curso igualmente um procedimento para a USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, e projetos para novas unidades em Nine e Ruivães, bem como para a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Mário Passos, realçou o compromisso do município do distrito de Braga de "modernizar e melhorar o parque de unidades de saúde do concelho, de forma garantir uma resposta eficaz às necessidades da população”.

+ notícias: Norte

Homem constituído arguido por violação de regras urbanísticas em Vila Verde

Um homem foi constituído arguido por construir ilegalmente num terreno “especialmente protegido”, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, indicou esta quinta a GNR, que apreendeu munições, aguardente, 225 quilogramas de queijo e 221 quilogramas de enchidos.

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.