Matosinhos quer Estação de Passageiros em Leixões como Monumento de Interesse Municipal

Matosinhos quer Estação de Passageiros em Leixões como Monumento de Interesse Municipal
APDL
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, quer classificar a Estação de Passageiros no Porto de Leixões como Monumento de Interesse Municipal, segundo anúncio publicado esta sexta-feira em Diário da República (DR).

A abertura do procedimento de classificação da Estação de Passageiros, localizada na freguesia de Leça da Palmeira, foi aprovada a 24 de janeiro em reunião do executivo municipal, adianta o DR.

A Estação de Passageiros no Porto de Leixões é um edifício construído em 1955 e da autoria do arquiteto Francisco Figueiredo (Tito Figueiredo) com a colaboração do arquiteto Fernando Távora, segundo informação da autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro.

Este equipamento, inaugurado em 1961, é de madeira, ocupa uma área de cerca de 840 metros quadrados e assemelha-se a um casco de navio, explica a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na sua página oficial de Internet.

“É um dos mais belos exemplos arquitetónicos dos anos 60 e é considerado património arquitetónico e histórico da cidade de Matosinhos”, salienta.

A administração portuária refere ainda que a Estação não impõe limite de número de passageiros em trânsito e dispõe de uma capacidade de 750 em 'turnaround' (embarque e desembarque).

A classificação como monumento de interesse municipal confere ao edifício uma série de benefícios, nomeadamente proteção contra demolição ou alteração, acesso a fundos públicos para restauro e conservação e isenção de IMI ou IMT.

+ notícias: Porto

Crianças pedalam pelo Porto por melhores condições para andar de bicicleta

A 'Kidical Mass', uma massa crítica de crianças que reivindica melhores condições cicloviárias, atravessará, no sábado, o Porto e Matosinhos para "mostrar a bicicleta como alternativa" de mobilidade e por melhores infraestruturas, incluindo na Avenida da Boavista.

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.