Torre de Moncorvo regressa à Idade Media de 12 a 14 de abril

Torre de Moncorvo regressa à Idade Media de 12 a 14 de abril
| Norte
Porto Canal

A vila de Torre de Moncorvo regressa ao período medieval de 12 a 14 abril com uma recriação do Foral Dionisino d’el Rei Povoador, D. Dinis, sendo este o tema central da XI edição deste certame, foi esta quinta-feira divulgado.

“O Foral Dionisino d’el Rei Povoador é o tema escolhido para a XI edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, sendo que se mantém como figura de destaque El Rei D. Dinis, aliado ao documento régio que cria o concelho da Torre de Mem Corvo: A carta de foral”, indicou esta autarquia do distrito de Bragança, em comunicado.

De acordo com a mesma nota, partindo deste documento, nos vários momentos do programa exploram-se os direitos, os privilégios, bem como os aspetos respeitantes à justiça, economia, administração pública e sociedade local.

“Paralelamente, não se pode esquecer o importante papel que teve no comércio da região, com a atribuição da carta de feira em 1319, com a duração de um mês, no período Pascal”, acrescenta a nota.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.