Seis concelhos em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 ago (Lusa) -- Seis concelhos de Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Leiria apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Sabugal e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém) Pampilhosa da Serra (Coimbra) Arganil (Leiria), Oleiros (Portalegre).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 87 incêndios, que foram combatidos por 2.813 bombeiros, com o apoio de 735 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste a partir da tarde no litoral e nas terras altas, e sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, são esperados de máxima 26 graus celsius em Lisboa, 25 em Faro e 15 no Porto, enquanto Castelo Branco será a cidade mais quente com 35 graus de máxima, seguido de 32 em Beja.

Na Madeira são esperados 26 graus celsius no Funchal, embora o dia comece com céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e nas zonas mais elevadas.

Já nos Açores, as máximas rondam os 26 graus em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada, enquanto em Angra do Heroísmo são esperados 27 de máxima. No grupo ocidental prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos a partir da tarde, no grupo central e oriental o céu estará geralmente pouco nublado.

RCP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.