FC Porto (Voleibol): Entrada à Porto nos play-offs. Crónica de jogo

FC Porto (Voleibol): Entrada à Porto nos play-offs. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu o Sporting por 3-0 no primeiro jogo das meias-finais.

Perante um Dragão Arena praticamente cheio de adeptos azuis e brancos (1483), o FC Porto venceu o Sporting por 3-0 (25-17, 25-16 e 25-22) no primeiro jogo das meias-finais dos play-offs e adiantou-se na eliminatória inaugural da fase decisiva da Liga.

O equilíbrio entre as duas formações foi nota dominante no arranque do jogo (8-8), mas um parcial de 4-0 (de 13-11 para 17-11) na fase intermédia do set lançou as tricampeãs nacionais para a conquista dessa primeira batalha (25-17). Apesar de ter terminado com um desfecho semelhante, o segundo jogo arrancou mais errático por parte das da Invicta, que com lacunas no serviço viram o Sporting adiantar-se (9-7). Ainda assim, a resiliência e qualidade habituais permitiram às atletas de Miguel Coelho mostrar uma superioridade tremenda e fechar o set com um parcial de 18-9 (25-16).

As lisboetas voltaram a ser melhores no início do terceiro set (5-2), mas mais uma vez as azuis e brancas fecharam o espaço pontual de imediato (5-5) e obrigaram Rui Costa a pedir um desconto de tempo. O adversário tentou dar luta, mas a partir da igualdade a 14 pontos, as portistas cimentaram-se na frente do placar e de lá não saíram até carimbarem o 3-0 (25-22).

“Estivemos muito bem taticamente, não só pela vitórias, mas porque tivemos duas semanas para preparar este play-off e, com este tempo todo, preparar-nos para as caraterísticas do Sporting. Eles jogaram três sets com combinações distintas, mas como tivemos muito tempo para preparar, passámos essa informação à equipa. O cansaço vai aparecer depois do segundo jogo, porque o play-off vai ficar mais apertado. Vamos ter agora mais uma semana limpa e temos uma grande arma, que é a riqueza do plantel. Vai ganhar a equipa que souber responder melhor à desvantagem. Temos de continuar a preparar a equipa para correr atrás do prejuízo. É incrível e é momento para isso agora. Não queremos o pavilhão cheio só porque é bom partilhar o jogo com os adeptos, mas também porque queremos contribuir para jogarmos juntos. Daqui a duas semanas, voltamos aqui e queremos ter o Dragão Arena ainda mais cheio. Precisamos de todos”, afirmou Miguel Coelho no final do encontro.

A eliminatória prossegue em Lisboa na próxima semana (domingo, 7 de abril, 15h00).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 3-0
Liga Solverde, play-offs, meias-finais, jogo 1
30 de março de 2024
Dragão Arena

Árbitros: José Caramez e Raquel Portela

FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Moreira (líberos); Aline Delsin, Kim Robitaille, Lauren Matthews, Lauren Page, Janaína Vieira, Victória Pinto, Taylor Sandbothe, Gabi Coelho, Maria Reis Lopes, Bruna Guedes, Ana Rui Monteiro e Kyra Holt
Treinador: Miguel Coelho

SPORTING: Carolina Garcez e Daniela Loureiro (líberos); Vanessa Paquete, Armanda Cavalcanti, Liza Kastrup, Thaís Saraiva, Moara Santos, Ozge Kinasts, Thuany Bardin, Lauren Matias, Jady Gerotto, Aline Rodrigues e Beatriz Rodrigues
Treinador: Rui Costa

Parciais: 25-17; 25-16; 25-22

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os candidatos têm uma mensagem para os sócios. Leia-a na íntegra no Portal das Eleições

A duas semanas do ato eleitoral de 27 de abril, as candidaturas aos órgãos sociais do clube dirigiram-se aos sócios do FC Porto no Portal das Eleições, tendo deixado bem assentes os pilares e ideias de cada movimento.

FC Porto B: Tarde desinspirada no Olival. Crónica de jogo 

FC Porto B perdeu em casa com a Oliveirense (1-0) na 29.ª jornada da Liga Portugal 2. 

FC Porto (Hóquei em Patins): Liderança mantida no conforto do lar

FC Porto venceu o SC Tomar (5-0), no Dragão Arena, e continua na frente do campeonato.