O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa
| País
Porto Canal

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à SIC Notícias, este acontecimento caracteriza-se por “um turbilhão de vento, muitas vezes violento”, resultando numa “coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil”.

“Em linguagem popular é frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular, para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenómenos distintos”, acrescenta o IPMA.

+ notícias: País

Novos beneficiários podem usar passe CirculaPT a partir de janeiro, segundo Portaria

O alargamento geográfico e de beneficiários do passe Social+, que mudou o nome para Circula.PT, vai entrar em vigor no primeiro dia de 2025, segundo portaria esta terça-feira publicada.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.