Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya

Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya
Manuel Barroso @facebook
| Desporto
Porto Canal

Manuel Barroso tem um percurso recheado de polémicas.

Cartaya é uma pequena cidade do Sul de Espanha que se tornou conhecida dos portugueses depois de o seu alcaide – o equivalente em Portugal a um presidente de câmara – ter acusado Sérgio Conceição de atos violentos no final de um torneio de benjamins em que se enfrentaram o FC Porto e o Sevilha. As imagens desmentem cabalmente a versão do político e esta não é a primeira vez que Manuel Barroso é notícia pelos piores motivos.

O primeiro caso remonta a 2018 e diz respeito a um conflito interno do Partido Popular espanhol. Um antigo militante acusou Manuel Barroso e o pai de o terem insultado e agredido à saída de um casino. De acordo com o autor do relato, o então vereador de Cartaya agarrou-o pelos colarinhos e disse-lhe: “Gostavas de ser parecido comigo”. A vítima respondeu que felizmente era bastante diferente e acabou agredida com um soco que o feriu no lábio superior. A mulher de Manuel Barroso interveio para tentar serenar os ânimos, o que motivou uma ameaça do atual alcaide: “Se olhas para a minha mulher, piso-te a cabeça”.

Dois anos depois foi tornado público o envolvimento de Barroso num caso de corrupção. Na sequência das eleições de 2015, perante a ausência de uma maioria na autarquia de Cartaya, representantes do Partido Socialista ofereceram a Barroso um emprego numa empresa pública e a promessa de negócios para a sua construtora em troca de apoio político. O candidato do Partido Popular, que tinha sido apenas o terceiro mais votado, não denunciou o suborno.

A carreira política de Manuel Barroso atingiu o auge em 2019, quando finalmente conseguiu ser eleito alcaide de Cartaya. As polémicas não tardaram em aparecer. Em junho de 2020, a imprensa noticiou que não cumprira a obrigação de divulgar publicamente os rendimentos que auferia. Barroso mantinha o Portal de Transparência desatualizado e por isso foi objeto de uma moção de censura apresentada pelo PSOE.

No passado domingo, Manuel Barroso foi o protagonista de agressões a Moisés Conceição, jogador de futebol do Leixões e filho de Sérgio Conceição, depois de um jogo de sub-9 que opôs o FC Porto ao Sevilha. O treinador azul e branco apresentou uma queixa-crime contra o autarca de Cartaya pelos atos de violência contra Moisés Conceição e anunciou que moveria outra ação por difamação na sequência das declarações de Barroso.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.