Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya

Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya
Manuel Barroso @facebook
| Desporto
Porto Canal

Manuel Barroso tem um percurso recheado de polémicas.

Cartaya é uma pequena cidade do Sul de Espanha que se tornou conhecida dos portugueses depois de o seu alcaide – o equivalente em Portugal a um presidente de câmara – ter acusado Sérgio Conceição de atos violentos no final de um torneio de benjamins em que se enfrentaram o FC Porto e o Sevilha. As imagens desmentem cabalmente a versão do político e esta não é a primeira vez que Manuel Barroso é notícia pelos piores motivos.

O primeiro caso remonta a 2018 e diz respeito a um conflito interno do Partido Popular espanhol. Um antigo militante acusou Manuel Barroso e o pai de o terem insultado e agredido à saída de um casino. De acordo com o autor do relato, o então vereador de Cartaya agarrou-o pelos colarinhos e disse-lhe: “Gostavas de ser parecido comigo”. A vítima respondeu que felizmente era bastante diferente e acabou agredida com um soco que o feriu no lábio superior. A mulher de Manuel Barroso interveio para tentar serenar os ânimos, o que motivou uma ameaça do atual alcaide: “Se olhas para a minha mulher, piso-te a cabeça”.

Dois anos depois foi tornado público o envolvimento de Barroso num caso de corrupção. Na sequência das eleições de 2015, perante a ausência de uma maioria na autarquia de Cartaya, representantes do Partido Socialista ofereceram a Barroso um emprego numa empresa pública e a promessa de negócios para a sua construtora em troca de apoio político. O candidato do Partido Popular, que tinha sido apenas o terceiro mais votado, não denunciou o suborno.

A carreira política de Manuel Barroso atingiu o auge em 2019, quando finalmente conseguiu ser eleito alcaide de Cartaya. As polémicas não tardaram em aparecer. Em junho de 2020, a imprensa noticiou que não cumprira a obrigação de divulgar publicamente os rendimentos que auferia. Barroso mantinha o Portal de Transparência desatualizado e por isso foi objeto de uma moção de censura apresentada pelo PSOE.

No passado domingo, Manuel Barroso foi o protagonista de agressões a Moisés Conceição, jogador de futebol do Leixões e filho de Sérgio Conceição, depois de um jogo de sub-9 que opôs o FC Porto ao Sevilha. O treinador azul e branco apresentou uma queixa-crime contra o autarca de Cartaya pelos atos de violência contra Moisés Conceição e anunciou que moveria outra ação por difamação na sequência das declarações de Barroso.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Um treino e um jogo a fechar o estágio no Algarve

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira na Quinta do Lago, em Almancil, onde realizou uma sessão de treino matinal e um jogo vespertino com o SC Farense (2-0).

FC Porto: Bilhetes esgotados para Guimarães

Os bilhetes disponibilizados pelo FC Porto para o jogo frente ao Vitória SC encontram-se esgotados.

FC Porto (Voleibol): Dominika Sobolska-Tarasova reforça o voleibol

Dominika Sobolska-Tarasova é o mais recente reforço da equipa de voleibol do FC Porto. Depois de ter passado pela Bélgica, Polónia, Itália, Turquia e Roménia, a central de 34 anos prepara-se para viver a primeira experiência em Portugal, onde vai reforçar o lote de opções de Miguel Coelho para o eixo da rede.